Faça seu login

Esqueceu a senha?Fazer Cadastro
Intranet Webmail Trabalhe Conosco Emissão de Boleto
Olá, visitante. Entrar Cadastre-se

TECNOLOGIA APLICADA NO CAMPO

29Mai

TECNOLOGIA NO CAMPO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS E COMO IMPLANTAR
A tecnologia é uma forte aliada no dia a dia do campo, trazendo benefícios para o produtor rural. Saiba quais os ganhos de adotar a tecnologia em seu negócio e como implantar


Com a introdução da tecnologia, a sociedade pode observar o aumento de recursos e soluções para facilitar o cotidiano das pessoas. No campo, a implantação desses recursos traz diversos benefícios para o produtor rural como a produção em grande escala, monitoramento da colheita e outras praticidades.

De acordo com as estimativas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção agrícola poderá atingir 2,2% a mais de toneladas em 2020, ultrapassando a produção de 2019. Além disso, o Brasil apresenta grande capacidade de aumentar a produção de alimentos para atender as demandas globais, é o que indica o coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, no Portal FGV EESP . 

Diante deste cenário positivo, a utilização de tecnologia aplicada no agronegócio é importante para entender o crescimento da produção no país e as tendências para o setor. Neste artigo trazemos os principais benefícios de incorporar a tecnologia no campo e quais as tendências que você pode implementar.

Entenda a evolução da tecnologia no campo

De serviços manuais à utilização de drones, a tecnologia empregada no campo passou por grandes transformações até chegar ao que conhecemos hoje. O processo de mecanização iniciado, iniciado pela introdução das máquinas à vapor na Revolução Industrial, possibilitou maior produção se comparado a manufatura e redução de mão de obra.

Além disso, com o surgimento de equipamentos como tratores, colheitadeiras e outros, foi importante para os avanços das técnicas agrícolas, trazendo métodos mais precisos e inovadores para o agronegócio.

Atualmente, o que podemos enxergar como tendência para o setor é um sistema moderno de produção, com mão de obra especializada, melhor aproveitamento das tecnologias disponíveis no mercado, maior capacidade de produção e redução de custos. Por isso, é fundamental o produtor rural introduzir essas inovações em seu negócio para não ficar para trás.

Conheça agora os principais benefícios da incorporação das tecnologias aplicadas no campo.

Conheça os benefícios da tecnologia no agronegócio

Crescimento da produtividade

Como sabemos, existem alguns fatores como o clima, o solo, a quantidade de chuva e outros, que interferem na plantação e devem ser analisados. Com isso, cada área possui suas particularidades que devem ser consideradas na hora do plantio, para extrair o máximo que puder e evitar perdas na colheita.

Pensando nessa questão, existem tecnologias capazes de mapear toda a área rural e diagnosticar cada área de acordo com as questões mencionadas acima. Dessa forma, o produtor terá conhecimento pleno de toda atividade rural e aplicar soluções baseadas nas necessidades de cada região, evitando gastos desnecessários e aumentando sua produtividade.

Redução de custos

Com o controle e planejamento da produção, é possível tomar decisões mais conscientes e que trazem resultados positivos para o seu negócio. Dessa forma, você evita excessos e trabalha com o necessário.

As ferramentas tecnológicas são responsáveis por mapear a área cultivada e utilizar a quantidade necessária de insumos e no tempo apropriado. Além disso, existem ferramentas de gestão capazes de controlar insumos, estoque e outros, com o intuito de gerir e facilitar as tarefas diárias de forma prática e intuitiva.

Com o gerenciamento do campo aliado à tecnologia, você poderá traçar os próximos passos para crescer o seu negócio, como:

Compra de maquinários e insumos;
Manutenção;
Contratação de mão de obra ou serviços terceirizados.

Dessa forma, você destinará os recursos certos para as atividades necessárias e cortar gastos.

Precisão das informações

As novas tecnologias são capazes de entregar informações mais precisas e assertivas do seu negócio. Com isso, a tomada de decisão é pautada em dados mais estratégicos como o controle de estoque e de gastos e o monitoramento da produção.

Dessa forma, o gestor pode tomar decisões que trazem um melhor desempenho para a empresa rural, destinando investimentos para áreas que carecem e diminuindo custos desnecessários.
 
Agora que você já conhece os benefícios de implementar as novas ferramentas tecnológicas. Conheça 3 alternativas promissoras para o campo.

3 tendências tecnológicas para o agronegócio

- Agricultura de precisão
Uma das tendências tecnológicas é a agricultura de precisão. Mas, o que é exatamente isso? A agricultura de precisão é um sistema que organiza toda a produção do campo, sendo responsável por coletar informações úteis e tomar decisões de forma eficaz, visando o melhor desempenho da produção agrícola.

Esse sistema automático mapeia e monitora toda a área de cultivo, oferecendo informações mais precisas e assertivas, capazes e evitar o desperdício e otimizar o trabalho no campo. Além disso, a agricultura de precisão (AP) auxilia o produtor a tomar decisões com o intuito de reduzir custos e aumentar a lucratividade do negócio.

Apesar desse sistema precisar de um alto investimento, a relação custo/benefício é positiva, já que ele apresenta todas as informações relevantes de maneira rápida e prática.

- Softwares de Gestão

Com as diversas atividades que o produtor precisa se atentar, algumas funções acabam esquecidas ou negligenciadas, afetando o crescimento do empreendimento rural. Uma destas atividades é a gestão do negócio, seja pela falta de tempo ou pela falta de familiaridade, a administração acaba comprometida e isso é prejudicial para o produtor.

Diante desse problema, os softwares de gestão são capazes de gerir todo o aspecto administrativo e financeiro do negócio, compilando informações estratégicas para a gestão rural. Dessa forma, ele auxilia o produtor em todas as etapas do negócio e permite a tomada de decisão de forma consciente e com planejamento estratégico.


- Biotecnologia

A biotecnologia já é uma realidade no campo e ainda é um ramo que está em constante progresso. Os estudos acerca da biotecnologia envolvem técnicas e aplicações inovadoras que buscam solucionar os problemas da agricultura.

Por meio desta tecnologia, é possível manipular o material genético de plantas e outros organismos para serem mais resistente, adaptáveis e flexíveis de acordo com as necessidades humanas.

Apesar de ser um grande investimento, a biotecnologia é uma prática sustentável e oferece benefícios para produtores rurais que conhecem essa tecnologia, já que não é uma tendência muito disseminada no Brasil.

Apesar das novas tecnologias serem, à primeira vista, um grande investimento e uma realidade distante, o produtor deve analisar as melhores ferramentas para inovar seu negócio de acordo com a sua realidade.

Podemos perceber que a incorporação da tecnologia no agronegócio é um passo importante não só para o futuro do campo, mas para a produção de alimentos mundial. Por isso é fundamental conhecer as tendências do mercado e adaptar o empreendimento rural para essa nova demanda.

Agora que você já sabe a importância de investir na tecnologia, invista também em maquinário de ponta para maximizar sua produção. O melhor maquinário e  equipamentos agrícolas é aquele que se adapta ao seu empreendimento rural e traz os melhores resultados para você e seu negócio.

Quer saber quais são os melhores equipamentos para o seu negócio? A Cerrado conta com uma equipe especializada para auxiliar os produtores rurais. Converse com um de nossos consultores e obtenha dicas e soluções específicas.

Acompanhe nossas redes sociais para obter dicas e conteúdos exclusivos que preparamos para você.

Por Thais Rodrigues* 
*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi

FONTES:
Tecnologia no campo - https://tecnologianocampo.com.br/
Boas práticas agronômicas - https://boaspraticasagronomicas.com.br/
Portal de notícias Terras - https://www.terra.com.br/
Fundação Getúlio Vargas - https://eesp.fgv.br/
Aegro - https://aegro.com.br/