BLOG | CERRADO

4 PASSOS PARA INSERIR A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE CAFÉ

Fertirrigação

Com a modernização do campo, pautas relacionadas à agricultura sustentável estão sendo difundidas e transformando a maneira como o produtor se relaciona com a terra, incorporando técnicas mais sustentáveis em suas propriedades. Dessa forma, a agricultura e a sustentabilidade não são uma realidade distante, mas uma necessidade presente, que impacta na qualidade de vida da sociedade.

 

A produção de café tem ganhado espaço no mercado atual, estima-se um consumo cada vez maior, só em 2017, a população brasileira consumiu cerca de 100 bilhões de xícaras de café, de acordo com a Revista Abril. Podemos perceber que este número é bastante expressivo e mostra uma tendência de consumo da commodity agrícola. 

 

Desse modo, é preciso aprimorar a maneira como  o café e outros produtos agrícolas são produzidos , incluindo práticas que combinem produtividade e desenvolvimento sustentável

 

Neste artigo, vamos abordar sobre a sustentabilidade nos cafezais, trazendo a importância e os benefícios de sua aplicação. Além disso, traremos algumas boas práticas que você pode aplicar na sua fazenda de café. 

 

Qual a importância do desenvolvimento sustentável no campo?

 

A demanda mundial por produtos agrícolas cresce a cada ano, exigindo maior produtividade dos agropecuaristas brasileiros, já que o país tem grande participação no comércio internacional. Dessa forma, a exploração excessiva do solo, de recursos hídricos e matérias-primas precisa ser controlada e fiscalizada para que não falte recursos.

 

Neste cenário, a importância de elaborar mecanismos mais sustentáveis que conciliam a produção no campo e o respeito ao meio ambiente é essencial. Além disso, essas técnicas precisam combater o desmatamento, a poluição de rios, a emissão de gases e a exploração irregular da terra. 

 

Com este intuito, desde 2018, o setor produtivo brasileiro procura incentivos públicos para a incorporação de técnicas mais sustentáveis, segundo o documento elaborado por produtores rurais e ONG’s

 

Empregar o desenvolvimento sustentável não é apenas uma preocupação nacional, mas sim mundial, que afeta não só a imagem da agricultura brasileira, mas também as relações comerciais com outros países, é o que diz a ex- ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em entrevista ao Globo Rural.

 

Quais os benefícios de aplicar práticas sustentáveis na fazenda?

 

A agricultura sustentável já é uma realidade em muitos países no exterior. No Brasil, apesar das práticas executadas em muitas fazendas, ainda não é um número expressivo se comparado a dimensão do território destinado a agropecuária, no entanto  o cenário é otimista.

 

A sustentabilidade é uma necessidade global e os mercados consumidores já cobram este requisito para adquirir produtos agrícolas. Dessa forma, é necessário que os produtores rurais se adaptem às novas tendências e adotem medidas para agregar valor em suas commodities.

 

Conheça agora 3 vantagens de implementar medidas sustentáveis.

  • Conquista de mercado

Como sabemos, o mercado está cada vez mais exigente e procura por produtos que ofereçam mais que qualidade e preço competitivo, mas tenham um valor agregado. Deste modo, as práticas sustentáveis são um grande diferencial para produtores. Isso porque demonstra que o agricultor está preocupado com os impactos sociais e ambientais de sua atividade e que se esforça para minimizar estes danos.

 

Aderir estas práticas fará com que seus produtos conquistem mercados mais exigentes e, consequentemente, aumentará o relacionamento com consumidores. Por isso, estude  quais medidas se adequam a realidade da sua propriedade rural.

  • Maior economia

Os gastos com recursos na produção de uma safra são custosos para o produtor rural, que muitas vezes contrata créditos rurais para custear sua lavoura. Ao adotar ações de sustentabilidade como reutilização de água, diminuição de defensivos agrícolas e outras medidas, o dinheiro destinado a estes recursos tende a diminuir.

 

Sabemos que economizar traz grandes diferenças no lucro obtido e o dinheiro pode ser empregado em outras atividades que necessitam de maiores recursos financeiros. Dessa forma, a economia é sentida no bolso do produtor.

  • Maior qualidade das commodities

Com a diminuição de defensivos agrícolas, além de economizar na compra, os produtos apresentam baixíssimos riscos à saúde, pela utilização pequena de substâncias químicas. Essas commodities passam a atender consumidores que procuram por produtos orgânicos, um mercado em grande ascensão.

 

Além disso, esses alimentos possuem maior teor de nutrientes em detrimento do uso de água, aumentando a qualidade dos produtos e contribuindo para o bem estar do cliente. Para conhecer outros recursos para melhorar a qualidade dos seus produtos, veja o nosso artigo disponível aqui.

 

Como aplicar medidas sustentáveis na cafeicultura?

 

Com a transformação de técnicas e implemento de tecnologias no campo, os cafeicultores encontram diversas soluções que podem colocar em prática na fazenda. Existem técnicas que são mais baratas que outras, por isso, você precisa avaliar cada medida separadamente.

 

Além disso, ter uma gestão de propriedade eficiente, irá ajudar a visualizar todas as etapas de produção com maior assertividade. Saiba como realizar a gestão da fazenda clicando aqui. Conheça agora as principais medidas para aplicar na lavoura de café.

  • Plantio Direto

O Sistema de Plantio Direto (SPD) é uma ótima técnica empregada nas fazendas brasileiras. Este procedimento minimiza as práticas de revolvimento do solo, mantendo a palhada para a proteção do solo

 

No café, a palhada pode ser empregada por meio da preparação contida do solo, ou seja, é manejar apenas o sulco do plantio, deixando a parte restante com sua cobertura natural. Esta prática conserva a estrutura do solo, diminuindo sua deterioração.

  • Descarte de embalagens

As embalagens são essenciais para proteger os produtos e transportá-los com maior facilidade, reduzindo perdas. Porém, após sua utilização, muitos não fazem uma destinação correta do material, o que pode se tornar  um grande problema.

 

Estes materiais são descartados em locais inapropriados como rios, estradas e outros lugares. Em sua maioria, as embalagens levam anos e anos para sua decomposição completa, por isso, uma opção é entregar o material em instituições especializadas em reciclagem ou dar outros fins para a embalagem, como reutilizá-la.

  • Reutilização da água

 

A utilização da água da chuva é uma ótima maneira de economizar e utilizar os recurso hídrico nas plantações, empregando a sustentabilidade. Contudo, é preciso desenvolver um sistema eficiente e que esteja regularizado conforme as leis vigentes. Para saber mais, acesse a legislação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

 

  • Currículo de Sustentabilidade do Café

 

 O Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC) é uma iniciativa que envolve cafeicultores, governos, ONG’s e instituições privadas, esta ação visa disponibilizar informações importantes sobre a sustentabilidade nos cafezais por meio de um material rico e completo sobre as práticas no setor, ensinando os produtores.

 

A cartilha se encontra disponível de forma gratuita e contém todas as etapas de implantação das medidas sustentáveis. Acesse a cartilha aqui.

  • Selos sustentáveis do café

Com o intuito de fornecer um café de alta qualidade e incorporar práticas sustentáveis na produção de café, a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC) desenvolveu o Programa Café Sustentável do Brasil (PCS). O programa monitora todos os processos que envolvem a produção de café e oferecem uma qualidade superior, reafirmando a posição do Brasil no cenários nacional e internacional, aumentando a competitividade.

 

Como vimos, a sustentabilidade ainda é um paradigma que precisa ser quebrado para trazer benefícios para o meio ambiente e o produtor. Ela é uma importante aliada na manutenção das atividades agropecuárias. Dessa forma, reveja as práticas adotadas em sua fazenda e busque aplicar medidas mais sustentáveis.

 

Para não perder nenhum conteúdo sobre o agronegócio,  siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe  o nosso blog para ficar por dentro das novidades. 

 

Por Thais Rodrigues*

*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi

 

FONTES:

Superinteressante – https://super.abril.com.br/

Estadão – https://www.estadao.com.br/

Globo Rural – https://revistagloborural.globo.com/

Governo Federal – https://www.ana.gov.br/

Cecafe – https://www.cecafe.com.br/ 

Mais Artigos

CREDITO RURAL

CRÉDITO RURAL: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS E MUDANÇAS

O crédito rural é um financiamento concedido pelo Governo Federal para auxiliar os produtores rurais nas atividades do campo. Saiba quais são os benefícios e mudanças que ocorreram. No campo, os processos que envolvem as

Envie sua Mensagem

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rodovia de Acesso a BR 354
KM 0,1
CEP: 38840-000
+55 (34) 3851-6000
contato@cerradocase.com.br

Avenida Bartolomeu de Paiva, 821
Bairro: São Benedito
CEP: 38950-000
+55 (34) 3631-3035
contato@cerradocase.com.br

Rodovia 251, 6300
Bairro: Chácara Recanto dos Araças
CEP: 39404-128
+55 (38) 3215-7173
contato@cerradocase.com.br

Rod. Br 262, Km 481,80
CEP: 35600-000
+55 (37) 3522-7575
contato@cerradocase.com.br