BLOG | CERRADO

Máquinas agrícolas: a chave para a produtividade no plantio de milho

O plantio de milho é uma atividade agrícola praticada em muitos estados brasileiros. Quando essa etapa envolve o emprego de máquinas agrícolas, são necessários certos cuidados para aperfeiçoar a produção e garantir uma boa distribuição do grão no campo. E por onde começar o emprego de máquinas no plantio de milho? Venha conferir aqui!

 

Para um plantio de milho de sucesso, o produtor rural precisa ter atenção com muitos fatores da produção, como o solo, patógenos, irrigação e aplicação de insumos. Entre esses pontos de atenção destaca-se o emprego de máquinas agrícolas.

 

A mecanização do plantio de milho, em particular na etapa de distribuição de sementes, foi um dos fatores que permitiram o rápido crescimento do setor, o cultivo no tempo certo e até mesmo aumentar a produtividade do milho safrinha.

 

O ganho de produtividade é decorrente do aumento da precisão nesse momento de desenvolvimento da lavoura, da redução do uso de mão de obra manual na realização de esforços repetitivos e por conta do equilíbrio entre as demandas e o tempo.

 

Na outra ponta da cadeia, a produtividade gerada pelo emprego de máquinas agrícolas no plantio de milho contribui para o bom posicionamento do agro brasileiro no mercado internacional, auxilia no desenvolvimento da economia e na geração de empregos.

 

Para ter bons resultados na colheita, o produtor rural precisa sobretudo ter um bom início de safra, ou seja, empregar estrategicamente as máquinas agrícolas no plantio de milho. Mas por onde começar?

 

Neste texto, você confere sobre o papel-chave do emprego de máquinas agrícolas para alcançar um bom potencial produtivo no plantio de milho. Vamos destacar os cuidados nessa etapa e a importância do uso de máquinas. Confira!

 

Quais cuidados manter no plantio de milho?

 

Como você viu, o plantio de milho move a economia, gera novos postos de trabalho e oportunidades para produtores rurais crescerem seus negócios. Tudo isso é propiciado por diversos fatores, entre eles o emprego de máquinas agrícolas no campo.

 

Para além disso, o plantio de milho também demanda certos cuidados que complementam o uso de ferramentas e tecnologias no campo, como:

  • Preparação do solo

O cuidado com o solo é fundamental para o bom desempenho da lavoura. Afinal, o cultivo tira seus recursos, como água e nutrientes, do solo. Quando pobre, o solo não consegue contribuir para a produtividade do cultivo.

 

Por isso, a lavoura não começa pela distribuição das sementes, mas sim com os cuidados com o solo, ou seja, com sua preparação. Isso inclui adubação, oferta de matéria orgânica e correção do pH.

  • Condições climáticas

Não tem como falar sobre atividade agrícola sem destacar o papel das condições climáticas para o desenvolvimento do cultivo, sobretudo no plantio de milho. Além do emprego correto das máquinas agrícolas, o clima é uma variável de constante preocupação para o produtor rural.

 

No plantio de milho, a temperatura não deve ultrapassar os 30ºC, com mínimas de 24ºC. Temperaturas inferiores podem prejudicar o desenvolvimento dos grãos.

 

Em relação à luminosidade, fator importante nessa etapa do cultivo, o milho é uma cultura que necessita de boa exposição solar por algumas horas do dia.

  • Irrigação do cultivo

Outro cuidado essencial na lavoura de milho é a irrigação. A deficiência de irrigação no início do cultivo impacta negativamente no seu desenvolvimento. No caso do milho, por ter raízes mais superficiais, a oferta de água precisa ser administrada corretamente.

 

A irrigação deve ocorrer para que o solo fique úmido, já que a umidade do solo contribui para a floração e o enchimento dos grãos.

 

A irrigação pode ser um dos desafios do processo produtivo, principalmente para administrar as quantidades corretas para o cultivo, no tempo ideal e evitar desperdícios. Sobre esse assunto, no blog da Cerrado, você encontra detalhes em relação a irrigação inteligente e como essa técnica de manejo hídrico pode contribuir para a fazenda. Saiba mais!

  • Manejo de pragas e doenças

Toda lavoura está suscetível a uma infestação ou ocorrência de doenças, até mesmo o plantio de milho. Muitos cuidados podem ajudar a evitar esse transtorno, como auferir a qualidade de sementes e o seu tratamento antes do plantio, a aplicação de defensivos na preparação de solo e por aí vai.

 

Um ponto importante para evitar essas ocorrências é manter um histórico de patógenos da fazenda, constando a época em que ocorreram outras infestações e como foram tratadas. Isso é relevante para entender como fazer o melhor manejo, além de saber quais os potenciais riscos para o plantio de milho na sua região.

emprego de máquinas no plantio de milho

As máquinas são recursos essenciais no plantio de milho. Mas para alcançar resultados cada vez maiores, é preciso conciliar com os cuidados do cultivo.

Esses são apenas alguns dos cuidados relevantes para o plantio de milho considerando os desafios da semeadura e as demandas que o produtor rural precisa trabalhar no início de safra. Afinal, para colher bons frutos é preciso começar do jeito certo.

 

Falamos mais dos cuidados no plantio de milho em um post do blog da Cerrado, que trata sobre vários dos cuidados necessários, desde o sistema de plantio à velocidade da máquina. Venha aprofundar na leitura!

 

Como o emprego de máquinas agrícolas contribui para os resultados no plantio de milho?

 

Ao iniciar uma nova safra, o produtor espera alcançar uma melhor produtividade, reduzir o desperdício, aumentar o rendimento operacional de suas máquinas, ter eficiência ou produzir com qualidade. Seja qual for o objetivo, as máquinas agrícolas podem contribuir para esse propósito.

 

O aumento das tecnologias, ou tecnificação da produção, aprimora o desempenho no campo. Com isso, é possível atingir vários dos objetivos listados anteriormente. Um exemplo é o emprego de plantadeiras para a introdução de sementes no solo.

 

Utilizando essa máquina, o produtor rural consegue uma distribuição uniforme que garante uma melhor densidade populacional por talhão. Assim, o processo se torna mais rápido e eficiente se comparado com o serviço manual, reduzindo as chances de erros, por ser mais preciso, e considerando a produtividade por área.

 

Além disso, com a automatização de máquinas agrícolas, o produtor rural consegue controlar, monitorar, executar e metrificar suas operações, alcançando um processo mais rigoroso de qualidade.

 

As tecnologias que chegam nas máquinas agrícolas permitem não apenas o melhor rendimento operacional, mas também o aprimoramento de todo o processo produtivo, com a utilização de informações para aperfeiçoar a produção.

 

Por que investir na plantadeira para o plantio de milho?

 

Diante dessa tendência em tecnificação dos processos de cultivo, é preciso ter muita segurança ao contar com os equipamentos e ferramentas para alcançar os objetivos estabelecidos no planejamento da lavoura.

 

Em relação ao plantio de milho, uma cultura que, como você viu, movimenta a economia, é preciso ter muita certeza das tecnologias que serão empregadas ao longo do desenvolvimento do cultivo e isso envolve a plantadeira.

 

Assim, por que investir em uma plantadeira no plantio de milho pode contribuir para os objetivos da fazenda? Saiba mais agora:

  • Distribuição precisa de sementes

A densidade de plantas por talhão é algo que precisa ser acompanhado de perto pelo produtor rural. Afinal, quando a densidade não é adequada, as plantas passam a competir por recursos e isso afeta a produtividade.

 

Por outro lado, com a distribuição precisa de sementes da plantadeira, o produtor rural consegue controlar melhor a densidade de plantas por talhão e, principalmente, evitar que áreas menos produtivas tenham a mesma densidade que áreas mais produtivas.

 

E como saber quais são as áreas menos ou mais produtivas na sua fazenda? No blog da Cerrado, abordamos sobre mapas de produtividade, ou mapas de colheita, uma tecnologia de precisão estratégica para entender a produtividade da safra por talhão. Acesse aqui!

plantadeira para plantio de milho

A plantadeira empregada no plantio de milho garante uma melhor performance no cultivo e precisão, mesmo no plantio de grande escala. Crédito: Case IH.

  • Estabelecimento adequado do cultivo

Para que o cultivo possa se desenvolver da melhor forma, de uma maneira saudável e produtiva, o leito de semeadura, que nada mais é que a instalação da cultura a partir da interação entre a máquina e o ambiente, precisa estar adequado.

 

Diante disso, a plantadeira contribui muito para a formação do leito de semeadura e, consequentemente, o leito radicular, gerando melhores condições para o cultivo.

  • Otimização do tempo dentro das janelas de plantio

Na atividade agrícola, saber aproveitar bem as janelas de plantio, ou seja, os melhores momentos para plantio, pode trazer grandes benefícios para o cultivo e reduzir riscos para o negócio rural.

 

Contudo, existem janelas que são mais curtas. Nesses casos, o tempo pode significar muito para o produtor.

 

Portanto, contar com ferramentas e equipamentos que otimizam a produção e, principalmente, o tempo, pode facilitar para que o planejamento seja cumprido, evitando atrasos na produção.

 

O uso de plantadeiras no plantio de milho proporciona também uma economia de tempo, para além de uma economia de recursos e capital.

 

Investir na máquina ideal te traz ganhos

 

Os ganhos financeiros são uma consequência da produtividade, da qualidade, da experiência e do tempo empregados em uma cultura e não seria diferente no plantio de milho. Saber investir na plantadeira ideal pode ajudar no alcance dos objetivos do negócio.

 

É por isso que na Case IH, marca parceira Cerrado, as máquinas agrícolas, em particular as plantadeiras, são desenvolvidas para trazer diversos ganhos para o cultivo, incluindo melhor performance, aumento do rendimento operacional, precisão ou a redução de erros.

 

Para isso, a Case IH desenvolveu duas linhas de plantadeiras, a Easy Riser e Fast Riser, que correspondem aos desafios do campo e conseguem se adaptar a diferentes realidades das fazendas. Venha conhecer essas potências!

 

FONTES:

Canal Rural – https://www.canalrural.com.br/

Siagri – https://www.siagri.com.br/

Revista Cultivar – https://revistacultivar.com.br/home

Fazenda Conectada – https://blog.caseih.com.br/

Mais Artigos

Envie sua Mensagem

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rodovia de Acesso a BR 354
KM 0,1
CEP: 38840-000
+55 (34) 3851-6000
contato@cerradocase.com.br

Avenida Bartolomeu de Paiva, 821
Bairro: São Benedito
CEP: 38950-000
+55 (34) 3631-3035
contato@cerradocase.com.br

Rodovia 251, 6300
Bairro: Chácara Recanto dos Araças
CEP: 39404-128
+55 (38) 3215-7173
contato@cerradocase.com.br

Rod. Br 262, Km 481,80
CEP: 35600-000
+55 (37) 3522-7575
contato@cerradocase.com.br