BLOG | CERRADO

7 DICAS PARA MELHORAR O CONTROLE DA QUALIDADE DOS GRÃOS

Garantir a qualidade do produto é uma etapa fundamental para qualquer setor, principalmente para os produtores rurais, já que seus produtos são consumidos tanto nacionalmente, quanto internacionalmente. 

Além disso, a competitividade está mais acirrada, demandando cada vez mais do produtor. De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  o número de áreas destinadas à agropecuária cresceu 5% nos últimos anos. Dessa forma, é necessário cuidar de perto do controle da qualidade.

O controle desse processo impacta diretamente na lucratividade do produtor, pois, questões como a estética do produto, etapas de produção e sabor são fatores que pesam na hora da escolha. Por isso, investir em gestão da qualidade fará com que seus grãos sejam mais valorizados.

Neste artigo, você conhecerá as vantagens de implementar a gestão da qualidade na sua fazenda, bem como os fatores que influenciam nas particularidades dos grãos. Veja a seguir!

Quais as vantagens da gestão de qualidade dos grãos?

Uma gestão eficiente vai muito além de comprar os melhores insumos, é preciso ter documentados todos os processos que envolvem sua produção. Deste modo, você consegue controlar a qualidade em todas as etapas, desde o plantio até a entrega do produto final. Listamos as 3 principais vantagens de empregar a gestão da qualidade na sua fazenda.

  • Otimização do tempo

Uma das principais vantagens de ter uma gestão eficiente é evitar o retrabalho da equipe. O tempo refazendo o trabalho se torna improdutivo, pois poderia ser empregado em outras demandas essenciais.

Por isso, prepare todas as etapas com cuidado e tenha a certeza de cumprir todos os passos para otimizar o tempo da sua equipe e evitar falhas. 

  • Valorização do grão

Grãos bem apresentados, com processos definidos e respeitando as condutas de higiene e armazenamento se tornam um grande atrativo para seus fornecedores. Deste modo, investir na qualidade fará com que você saia à frente dos seus concorrentes e tenha um grande diferencial como a transparência e confiabilidade.

Ao fechar novas parcerias, deixe claro o quanto você investe no alto padrão de seus grãos e como você trabalha seguindo a legislação sanitária da sua região, isso é uma ótima estratégia de fidelizar seus clientes e não brigar por preço.

  • Aumento do desempenho da equipe

Além dos fatores mencionados acima, o sistema de gestão da qualidade também é responsável por aumentar o desempenho da equipe, pois dinamiza as tarefas e padroniza todas as etapas de produção, garantindo uma produção  de qualidade.

Com um sistema que certifica os atributos do grão, o fazendeiro consegue cumprir todos os processos estipulados desde o início da safra. Saiba como montar uma gestão agrícola eficiente, clique aqui.

Conheça agora 7 dicas que preparamos para te ajudar no controle de qualidade dos grãos. 

7 dicas eficientes de controle de qualidade

O controle de qualidade deve seguir a realidade da fazenda, com estratégias eficientes para otimizar cada estágio da safra. Para não perder o controle, deixe as informações sempre no mesmo lugar, de preferência um local de fácil acesso. Você pode utilizar softwares de gestão ou aplicativos para alimentar com dados relevantes.

  • Planejar a colheita

O planejamento da colheita não deve ser dispensado, pois é uma ótima oportunidade para você revisar os pontos de melhoria para otimizar os estágio da produção. Por isso, separe um tempo e anote tudo que será necessário, como insumos, maquinários, sementes, embalagens e etc.

  • Fazer a análise de solo

O solo é de suma importância para a produção da safra. Um terreno fértil e saudável impacta diretamente na produtividade e cultivo do grão, já que as sementes precisam dos nutrientes disponibilizados no solo.

Dessa forma, é essencial fazer a análise do solo, para saber o seu estado e programar a safra com mais segurança. Ao conhecer o terreno, você pode prever possíveis ações de correção do solo e fazer a seleção dos grãos.

  • Selecionar os grãos

Depois de fazer a análise do solo, o próximo passo é selecionar os híbridos certos. O grão híbrido é o cruzamento de duas linhagens puras, os grãos são manipulados para oferecer diversos benefícios como resistência  à seca, pragas, podridão e outras características.

Por isso é importante conhecer o solo, para que os grãos escolhidos possam se adaptar ao terreno e garantir o sucesso da safra.

  • Pulverizar adequadamente

Para proteger o terreno de doenças e pragas, o agricultor precisa pulverizar o solo e mantê-lo seguro. Deste modo, fazer a pulverização respeitando as características do grão é importante para evitar desperdício de defensivos agrícolas e garantir o sucesso do trabalho.

Uma das etapas é regular o pulverizador de acordo com o tamanho do grão, área total e outras variáveis. Saiba como fazer a regulagem do pulverizador.

  • Acompanhar os estágios da colheita

Após  plantar os grãos, é preciso acompanhar constantemente o andamento da colheita, identificando os pontos que precisam de maior atenção e reparando algum problema. Monitorar a colheita é pertinente para saber a hora certa de colher os grãos e evitar uma coleta tardia ou antecipada, minimizando o risco de perder sementes.

  • Aprimorar a colheita

Outro passo decisivo para a safra é a colheita dos grãos. Esse processo deve ser feito com muito cuidado para evitar o amassamento das sementes e colher os grãos fora do tempo adequado. Por isso, a tecnologia é uma importante aliada neste quesito.

Com a incorporação de equipamentos e maquinários inovadores no campo, o produtor rural tem mais precisão de todos os processos e consegue prever as adversidades. Por isso, investir em colheitadeiras certas é um grande diferencial no sucesso da safra, pois otimiza o tempo e aprimora a colheita, garantindo um trabalho mais qualificado se comparado ao manual.

A Unapel oferece colheitas e equipamento de agricultura de precisão capazes de auxiliar o produtor neste processo.

  • Investir no armazenamento

Um dos pontos que mais preocupa os fazendeiros é a armazenagem dos grãos. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a armazenamento inadequado é responsável pela perda de 15% dos grãos

Dessa forma, mantenha o local sempre limpo e higienizado, acondicionado em local seguro, livre de insetos e roedores. Além disso, controle a umidade dos grãos, já que sementes muito úmidas afetam a qualidade do produto.

Para saber mais sobre a armazenagem correta, clique aqui.

Para manter e aprimorar  a qualidade dos produto, o controle rígido de todos os processos é uma ótima medida a ser adotada. No início, manter o controle pode ser difícil, mas à medida que o tempo for passando, você verá que colher informações e padronizar os processos será mais fácil.

Para ficar por dentro de todas as notícias sobre o agronegócio, acompanhe   nosso facebook e nosso blog para obter materiais exclusivos.

Por Thais Rodrigues*

*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi

FONTES:

Aegro – https://blog.aegro.com.br/

Agência de Notícias IBGE – https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/pt/agencia-home.html

Embrapa – https://www.embrapa.br/

Mais Artigos

Farmall 80

DESMITIFICANDO O MANUAL: Tratores Farmall Case IH

Planejado pela CASE IH, a linha de tratores FARMALL foi elaborada para fornecer alto desempenho, produtividade e economia, ideal para práticas agrícolas costumeiras. Neste ebook, você encontrará informações fundamentais para realizar a operação e condução

Fertirrigação

FERTIRRIGAÇÃO: O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS

A irrigação e a fertilização são técnicas essenciais para o manejo do solo, trazendo produtividade para a plantação. Mas você imagina a junção desses métodos? Saiba mais!   Na produção de uma safra, o produtor

Envie sua Mensagem

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rodovia de Acesso a BR 354
KM 0,1
CEP: 38840-000
+55 (34) 3851-6000
contato@cerradocase.com.br

Avenida Bartolomeu de Paiva, 821
Bairro: São Benedito
CEP: 38950-000
+55 (34) 3631-3035
contato@cerradocase.com.br

Rodovia 251, 6300
Bairro: Chácara Recanto dos Araças
CEP: 39404-128
+55 (38) 3215-7173
contato@cerradocase.com.br

Rod. Br 262, Km 481,80
CEP: 35600-000
+55 (37) 3522-7575
contato@cerradocase.com.br