Para se manter competitivo no mercado e mais produtivo, os empreendedores rurais precisam estar atentos no que há de novo no mercado e as tendências para o setor.
Veja quais as tendências da agricultura mundial!
Você já se perguntou como serão as máquinas agrícolas daqui a 10 ou 15 anos? Quais serão os equipamentos utilizados na agricultura mundial ou o que será tendência no setor? De fato a tecnologia acelerou muito o agronegócio e vemos com frequência lançamentos.
Além disso, a inovação das técnicas e métodos ocorre de forma muito mais rápida também. Talvez uma prática que você utilizou a 3 ou 5 anos atrás já tenha se tornado ultrapassada. Se você analisar, o próprio setor agrícola se expande a cada ano, alcançando recordes de produção.
Para continuar escalando sua produção, é fato que o produtor rural precisa agregar em sua rotina tecnologias e práticas que permitam aumentar os resultados. Afinal, se você não inova acaba ficando para trás. É aí que entram as tendências na agricultura mundial.
Estas tendências servem como um caminho que o produtor pode utilizar para saber o que será referência e assim tomar decisões embasadas nisso.
Pode ser um equipamento que está em alta, um comportamento do consumidor que afeta a produção ou mercados que estão crescendo e que podem ser oportunidades para o negócio.
Neste artigo, você verá quais são as tendências na agricultura mundial, como a incorporação de dados no campo, o novo perfil de consumidor, a sustentabilidade e muito mais sobre agricultura digital.
Por que é necessária a inovação no agronegócio?
É inegável que todas as transformações no agro contribuíram para o aumento da produção nas propriedades rurais. E, com a demanda global de alimentos crescendo anualmente, é um grande desafio se manter em crescimento para suprir o mercado.
O setor agrícola experimenta hoje maior inovação tecnológica, vinda com a agricultura 4.0, que é capaz de gerenciar toda a cadeia de produção e integrar softwares e equipamentos, deixando tudo mais conectado.
É a partir dessas transformações tecnológicas que surgem também as tendências na agricultura mundial, oferecendo todo um aparato do plantio à colheita, além dos processos que vão além do sistema de produção.
No próximo tópico você conhecerá quais são estas tendências e como elas chegam para causar mudanças no agronegócio.
7 tendências na agricultura mundial que você precisa ficar atento
A expectativa para os próximos anos é de cada vez mais transformações tecnológicas que chegam para modificar a vida no campo e contribuir para os principais desafios da agricultura. Veja abaixo o que esperar de tendências para a agricultura mundial:
-
A IoT incorporada ao processo produtivo
Hoje, os dados são valiosos para gerar maior receita, uma das tecnologias mais utilizadas é a IoT ou, em tradução livre, a Internet das Coisas, que vem sendo utilizada na coleta de dados que são utilizados em diversos setores da economia.
No campo, são capazes de coletar informações sobre clima e solo, por exemplo, contribuindo para a produtividade.
Para os próximos anos, esta tecnologia será uma grande aliada de equipamentos como a telemetria, os softwares agrícolas, além de melhorar a qualidade dos produtos, por meio do mapeamento do ciclo da cultura, o controle de gastos e no gerenciamento das atividades.
A IoT é mais uma das ferramentas da tecnologia inteligente, que impulsiona a produção do campo, justamente para atender a uma demanda crescente, permitindo mais eficiência nos empreendimentos rurais.
-
Maior interferência da ciência nas lavouras
Quando combinadas, tecnologia e ciência são capazes de dar soluções para problemas complexos, é o que ocorre com a produção de vacinas, por exemplo. Em se tratando de agricultura, esta combinação é utilizada para o melhoramento genético.
Nanotecnologia e biotecnologia são alguns dos ramos que também cresceram nos últimos anos e ainda prometem expandir. Com o melhoramento genético, por meio da biotecnologia, é possível ter uma maior adaptação ambiental por parte das plantas.
Além disso, a nanotecnologia oferece aplicabilidades no agro, por mais que sejam mecanismos em escalas muito pequenas e imperceptíveis a olho nu. Entretanto, elas apresentam impactos bastante tangíveis. Ainda é uma tecnologia que está se desenvolvendo no Brasil, mas atua principalmente para alavancar a produção de alimentos.
Contudo, ela está presente também em fertilizantes, produtos químicos para o agro, nanosensores e remediação do solo, além das aplicabilidades na agricultura de precisão.
-
Perfil de consumidor mais ativo
Com a pandemia, cresceu a preocupação com a saúde, incluindo também com os próprios alimentos. Assim como as coisas que acontecem no campo tem reflexo direto na sociedade, como perdas em culturas que aumentam os preços, o contrário também acontece.
Com este novo perfil de consumidor, que preza pela qualidade dos alimentos, se preocupa com a maneira com que os produtos agrícolas são produzidos e que estão mais reflexivos sobre a ação humana na fauna e flora, o agro precisa se adaptar para atender a este perfil.
A tendência na agricultura mundial caminha para uma produção mais orgânica e sustentável. Dessa forma, os produtores rurais precisam estar atentos ao que esta mudança impacta no sistema de produção e procurar ajustar para não perder espaço no mercado.
-
Máquinas inteligentes para uma agricultura eficiente
Se você está atento ao mercado de máquinas agrícolas, com certeza já percebeu o quanto este equipamento evoluiu ao longo das décadas. Não é para menos, as máquinas agrícolas precisam acompanhar a evolução da agricultura mundial.
Como tendência para o futuro, será possível controlar a distância maquinários e implementos agrícolas, sem precisar de operador no momento da execução do trabalho, denominado de smart machines.
Para isso, será utilizada a inteligência artificial, a coleta de dados, os sensores e a programação para garantir a segurança e a eficiência da operação, mesmo a distância. Esta tendência permite mais produtividade, redução de custos e menos poluição.
-
Crescimento da agricultura vertical
Com o aumento da população mundial, o agronegócio precisa aumentar a produção de alimentos. Contudo, muitas regiões têm dificuldades com terras aráveis ou desafios de expansão da área produtiva, é aí que entra o conceito de agricultura vertical.
A agricultura vertical, como o próprio nome indica, permite cultivar em camadas verticais, em um ambiente totalmente controlado, preocupado com o aperfeiçoamento e rendimento da colheita. Ao invés do solo, são utilizados cultivo aeropônico, hidropônico ou aquapônico.
Além de ser inovador e solucionar o problema das terras aráveis, também são sustentáveis, pois reduzem em 95% o consumo de água comparado com a agricultura tradicional e ainda minimizam os riscos de contaminação no solo e problemas na logística.
-
Maior incorporação da agricultura de precisão
Nos últimos anos muito se tem falado sobre agricultura de precisão incorporado às práticas agrícolas e as vantagens para os empreendimentos rurais. Como tendência na agricultura mundial, veremos mais a incorporação deste tipo de tecnologia no cotidiano das fazendas.
Com a mais acessibilidade, os produtores terão em suas mãos informações sobre cada pedaço da sua área de produção, traçando estratégias para melhorar o que ainda precisa se desenvolver e potencializando os resultados do que já está satisfatório.
Além disso, os novos acessórios, como drones e sensores, conseguirão fazer ainda mais pela agricultura de precisão. Pensando nisso, a Cerrado Máquinas, parceira Case IH, disponibiliza tecnologias para levar maior eficácia para o produtor rural.
Um exemplo disso é o ecossistema AGXTEND, desenvolvido pela CNH Industrial, que é um conjunto de soluções que atuam na preparação do solo, tratos culturais, agrometeorologia, plantio e pulverização inteligente, monitoramento e gestão da operação e muito mais. São diversos serviços desenvolvidos em parceria com grandes empresas do setor.
O melhor é que você não precisa comprar uma nova ferramenta ou máquina para começar a usufruir dos benefícios do AGXTEND, pode apenas contratar o serviço e utilizar conforme as necessidades do seu negócio rural. Conheça mais sobre cada uma das tecnologias.
-
Sustentabilidade de ponta a ponta na produção
Não tem como falar sobre tendências da agricultura mundial sem citar a sustentabilidade como um dos pilares desta transformação. Como você viu, um novo perfil de consumidor está mais atento às ações humanas na natureza e isso inclui a atividade agrícola.
Medidas sustentáveis já estão sendo aplicadas na agricultura, mas é preciso um comprometimento maior dos produtores rurais. É preciso pensar na sustentabilidade em todas as etapas do sistema produtivo.
Os Governos também estão preocupados e exercem disponibilizam incentivos para produtores adotarem as medidas sustentáveis em suas fazendas, como é o caso do Programa Nacional de Bioinsumos e tantos outros.
Este cenário demonstra que a sustentabilidade está atrelada à produtividade, economia e maior desenvolvimento da agricultura.
Conclusão
Neste artigo, você viu as tendências da agricultura mundial como a agricultura de precisão, biotecnologia, sustentabilidade, perfil de consumidor ativo, inovação e tecnologia. Todos estes fatores oferecem oportunidades para o agro expandir sua produção e alcance.
Além disso, contribui para a demanda global de alimentos e acende um alerta aos produtores para que acompanhem as transformações e entendam como podem incorporá-las em seus negócios rurais para conseguir competitividade e rentabilidade.
Para finalizar, você acompanhou a importância de empregar a inovação nos sistemas produtivos e como construir uma agricultura mais forte.
Quer saber mais sobre como desenvolver sua fazenda e trazer a tecnologia para o cotidiano do seu empreendimento? Acompanhe os temas tratados no blog da Cerrado e saiba mais sobre gestão da propriedade, controle financeiro, armazenamento, comércio e muito mais!
Siga o Instagram, Facebook e YouTube da Cerrado para ver mais sobre máquinas agrícolas, tirar dúvidas e saber como potencializar os resultados com a sua máquina da Case IH.
Por Thais Rodrigues*
*Estagiária sob supervisão de Isabela Azzi
FONTES:
Me Sinto Seguro – https://www.mesintoseguro.com.br/blog/
Climate Fieldview – https://www.climatefieldview.com.br/
Broto – https://blog.broto.com.br/
Networdagro – https://networdagro.com.br/blog/ v