BLOG | CERRADO

APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS: QUAIS AS MELHORES PRÁTICAS?

Para ter uma aplicação de defensivos agrícolas mais otimizada, segura e eficaz, é essencial que o produtor rural siga boas práticas de operação. Veja quais são e a  que você precisa se atentar!

 

A aplicação de defensivos agrícolas é uma prática muito disseminada na agricultura, usada para proteger a lavoura e evitar que pragas e doenças possam prejudicar a produtividade da propriedade rural. Contudo, a distribuição desses produtos químicos requer cuidados que vão além da aplicação em si, envolvendo também uma boa armazenagem, uso de equipamentos corretos, higienização, manejo e outros fatores importantes para garantir o sucesso e a segurança da operação.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em 2016, cerca de 46% das aplicações de defensivos agrícolas são desperdiçadas pelo manejo incorreto do produto.

Esse desperdício pode resultar  na baixa eficiência dos agroquímicos, perda de produto e riscos para a saúde do agricultor, equipe e até de contaminação da fauna e flora.

 

Por isso,  além de promover a eficácia do agroquímico, é importante pensar nos cuidados relacionados à aplicação de defensivos agrícolas. Neste artigo, vamos discutir sobre o tema, destacando a importância da tecnologia de aplicação dos agroquímicos e como assegurar uma operação mais segura, otimizada e adequada. 

 

Qual a importância da aplicação dos defensivos agrícolas?

 

A agricultura é uma atividade em grande expansão no Brasil, com o desafio de produzir mais em áreas mais enxutas. Por isso, ter a produção prejudicada por condições climáticas, pragas e doenças pode atrapalhar todo o cronograma e trazer grandes prejuízos financeiros para o empreendimento rural. 

 

Tecnologias que visam minimizar os impactos são bem aceitas no setor agrícola, incluindo a aplicação dos defensivos. Com o tratamento correto dos agroquímicos no campo, é possível ter produtividade, sem abrir mão da segurança contra pragas e doenças.

 

Mas, tome cuidado, pois os produtos químicos não devem ser utilizados como única forma de prevenção, já que os agentes invasores podem se tornar resistentes ao produto utilizado e  perder a eficácia.

 

Quais os cuidados para a aplicação de defensivos?

 

Para evitar a contaminação dos alimentos e o  meio ambiente, é importante aprimorar a tecnologia de aplicação dos agroquímicos para conseguir, cada vez mais, efetividade e diminuir os riscos de desperdício. 

 

Devemos ter em mente que as tecnologias de aplicação de defensivos agrícolas são um conjunto de fatores que vão muito além de distribuir o produto químico na lavoura, mas utilizar formas corretas de aplicação para resolver o problema de pragas e insetos. 

  • Tenha o receituário em mãos

Assim como procuramos o médico para iniciar um tratamento eficaz e que resolva nosso problema, com a lavoura o cuidado deve ser similar e tratado por um profissional capacitado. Com um receituário agronômico, você tem o produto que precisa ser aplicado, a quantidade ideal e todas as recomendações técnicas para fazer o manejo da praga, doença ou planta daninha, além de garantir a assistência de  um profissional qualificado.

  • Siga processos definidos

Assim como ter uma cadeia produtiva facilita a gestão e melhora a performance da fazenda, contar com um processo definido para a aplicação de defensivos agrícolas melhora o desempenho da operação, pois contempla todas as etapas do trabalho, desde a preparação do produto, até a distribuição na lavoura. 

 

Com um bom planejamento, você evita erros na hora da aplicação que podem resultar em perdas de produtos, riscos para a saúde humana e contaminações. Por isso, tenha um planejamento definido e conte com a orientação de um profissional.

  • Fique atento à deriva

Para assegurar uma aplicação mais eficiente, é importante que o produto possa chegar até a raiz do problema e isso inclui evitar a deriva, que é o deslocamento do produto para fora do alvo, conforme definição da Siagri.

 

Os fatores que contribuem para que isso ocorra são: condições climáticas, velocidade e altura da aplicação, o tipo de ponta utilizado, tamanho da gota e o alvo. Todos esses pontos merecem uma atenção especial para evitar que o produto seja distribuído para outras localidades diferentes do desejado.

  • Tenha uma equipe qualificada

A aplicação de defensivos agrícolas vai muito além de um bom produto ou a melhor máquina, mas também uma equipe capacitada, que saiba operar o trator, entenda o manejo da pulverização, tenha noção das medidas de segurança além de entender todo o processo de aplicação dos agroquímicos. 

 

Por isso, é importante ter em sua equipe pessoas que entendam desta atividade e tenham experiência comprovada, já que o manejo de produtos químicos requer muitos cuidados, além de ser necessário cumprir a legislação.

  • Manutenção e regulagem das máquinas

Todo o maquinário agrícola envolvido nos trabalhos de aplicação de defensivos agrícolas deve ser constantemente regulado e estar com a manutenção em dia para garantir uma operação segura, prática e eficaz. Além disso, é importante observar se os bicos estão entupidos, se o volume de água está no nível correto e se o pulverizador está regulado corretamente, conforme instruções da Aegro.

 

Todos esses quesitos são necessários para garantir uma operação mais segura, além de seguir os padrões de qualidade e evitar desperdícios. Também é essencial cuidar adequadamente da pós-operação, lavando bem todos os componentes que tiveram contato direto com produtos químicos e guardar em local seguro para armazenagem.

  • Tenha o maquinário certo

Contar com o maquinário apropriado para a operação faz toda a diferença na aplicação de defensivos agrícolas, já que a máquina conta com uma estrutura e funcionalidades específicas para o trabalho de pulverização.

 

Na Cerrado, o produtor encontra a linha de pulverizadores mais completa do mercado, a Patriot 250 e 350, que são máquinas sinônimo de produtividade, robustez, economia e alta tecnologia, que auxiliam o produtor a  aumentar a performance da sua pulverização.

 

As máquinas contam o sistema PWM e Low Rate, que levam mais precisão para a aplicação de defensivos agrícolas, tecnologia de aplicação AIM Command Flex, que garante a melhor uniformidade das gotas e diminuição da sobreposição, espalhando melhor o produto sobre a lavoura,  e ainda contam  com tecnologias projetadas para trabalhar em condições extremas e terrenos irregulares. Fale com um dos nossos consultores e veja como a linha Patriot pode aumentar a eficiência da pulverização na sua fazenda.

 

Agora que você já sabe  mais sobre os cuidados necessários para a aplicação de defensivos agrícolas e a sua importância, acompanhe também o nosso  blog e siga as nossas redes sociais,  InstagramFacebook, para não perder novos conteúdos sobre o agronegócio brasileiro. Cadastre-se também em nossa newsletter para receber mais informações direto na sua caixa de e-mail.

 

Por Thais Rodrigues*

*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi

 

FONTES:

 

Siagri – https://www.siagri.com.br/ 

G1 – https://g1.globo.com/ 

Aegro – https://blog.aegro.com.br/ 

Ifope Educacional – https://blog.ifope.com.br/ 

Boas Práticas Agronômicas –https://boaspraticasagronomicas.com.br/ 

Mais Artigos

DESMITIFICANDO O MANUAL: LINHA CASE IH PATRIOT 250

A linha PATRIOT 250 da CASE IH foi elaborada para empregar alto desempenho e versatilidade nas propriedades rurais, com maquinários agrícolas tecnológicos e inovadores para o campo. Dessa forma, os pulverizadores conseguem melhorar a performance,

PLANO SAFRA 2021/22: ENTENDA TUDO SOBRE O NOVO PLANO

Confira as principais novidades do Plano Safra 2021/22 e como garantir os benefícios do aporte financeiro voltado para os produtores rurais. Saiba mais aqui!   Quem está ligado à atividade rural, seja direta ou indiretamente,

Envie sua Mensagem

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rodovia de Acesso a BR 354
KM 0,1
CEP: 38840-000
+55 (34) 3851-6000
contato@cerradocase.com.br

Avenida Bartolomeu de Paiva, 821
Bairro: São Benedito
CEP: 38950-000
+55 (34) 3631-3035
contato@cerradocase.com.br

Rodovia 251, 6300
Bairro: Chácara Recanto dos Araças
CEP: 39404-128
+55 (38) 3215-7173
contato@cerradocase.com.br

Rod. Br 262, Km 481,80
CEP: 35600-000
+55 (37) 3522-7575
contato@cerradocase.com.br