Como alternativa para combater a ação de fungos na lavoura e reverter o prejuízo econômico causado, produtores rurais utilizam produtos químicos para controlar doenças patogênicas. Contudo, há opções mais sustentáveis. Conheça os biofungicidas!
A ação de fungos, bactérias e outros fitopatógenos na lavoura é sinônimo, muitas vezes, de perdas produtivas, financeiras e dor de cabeça. E, quando estes invasores vão aumentando sua densidade populacional, os problemas tendem a aumentar. Por isso, o controle e o manejo correto é indicado para combater a ação de fungos.
Uma das práticas utilizadas no campo para controlar doenças patogênicas são os produtos químicos, conhecidos como agroquímicos, que exigem todo um cuidado para serem utilizados na propriedade rural.
Contudo, uma alternativa mais sustentável, feita a partir de materiais orgânicos e que têm ganhado destaque no Brasil, é o mercado de bioinsumos.
Os biofungicidas entram nesta categoria e são conhecidos por atingir alta eficiência no controle de fungos em diversas culturas, além de terem baixa toxicidade, protegendo os alimentos contra o desenvolvimento de doenças.
Neste artigo, você conhecerá sobre a atuação dos biofungicidas nas lavouras, as vantagens para o agronegócio, o mercado e as principais características, além de dados que reforçam a eficiência nos empreendimentos rurais.
O que são os biofungicidas?
Assim como outros produtos feitos à base de materiais orgânicos, os biofungicidas são compostos por microorganismos ou fungos e bactérias não patogênicos, agindo de forma natural para enfraquecer os patógenos.
Eles são produzidos por meio de estudos que atestam sua eficiência e confiabilidade, além de terem seus resultados comprovados pelo Ministério da Agricultura.
Acompanhando a evolução da própria agricultura e das técnicas, os bioinsumos também são aprimorados para oferecer resultados ainda melhores e para contribuir com os objetivos dos produtores rurais.
Os biofungicidas combatem os patógenos de diversas maneiras, impedindo a proliferação por meio de determinada substância ou estimulando a defesa da planta. Esta evolução permite a eficácia do manejo contra estes organismos nocivos à lavoura.
Quais as vantagens dos biofungicidas nas lavouras?
Quando o tema é controle de pragas, os produtores rurais precisam agir rapidamente para controlar a evolução de patógenos na fazenda. Por isso, conseguir minimizar a ação na cultura é fundamental para escalar resultados.
Com isso, a agricultura adotou diversas práticas de controle, como a rotação de culturas, a pulverização agrícola e outros manejos que beneficiam o campo. Há também outras soluções que, além de combater os fitopatógenos, são sustentáveis, como os biofungicidas.
Veja abaixo as principais vantagens da utilização dos biofungicidas nas lavouras e saiba como estes produtos podem ser viáveis para a sua fazenda:
-
Fácil utilização
Apesar de serem feitos a partir de materiais orgânicos ou esporos de determinado fungo, os biofungicidas seguem os preceitos das práticas tradicionais de pulverização. Com isso, o produtor rural não precisa ter conhecimento aprofundado para utilizar o produto.
Contudo, vale destacar que o manejo e aplicação dos biofungicidas precisa seguir as normas de biosegurança. Dessa forma, não dispense os equipamentos de proteção individual para evitar acidentes de trabalho no campo.
-
Estudos e tecnologia agregada
Por serem produzidos em laboratório, os biofungicidas também possuem estudos e tecnologia que garantem os seus resultados. Até chegarem ao consumidor, foram feitos testes, análises que atestam a qualidade da utilização no campo.
Além disso, por se tratar fungos que podem ser prejudiciais aos seres humanos, os estudos são bem meticulosos e consistentes, tendo toda uma legislação para garantir a segurança do que é vendido.
-
Resultados visíveis na lavoura
Além de diminuir o uso de produtos químicos na lavoura, os produtores rurais que utilizam os biofungicidas se beneficiam com os resultados, tendo plantas saudáveis e sustentáveis que agregam as ferramentas biológicas como parte do processo produtivo.
Como também combatem fungos nas mais diversas culturas, como nas frutas e hortaliças, os biofungicidas ajudam a evitar a perda da lavoura para estes patógenos. Estes produtos protegem as plantas e evitam as doenças e prejuízos financeiros.
-
Conquistam consumidores mais exigentes
O mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores aumentaram sua preocupação com a qualidade dos alimentos ingeridos. Essa mudança de comportamento do consumidor também abre espaço para repensar os métodos de produção.
Com isso, a necessidade de diminuir os impactos ambientais na produção e pensar na segurança dos alimentos é crescente. Os biofungicidas e outros bioinsumos são uma aposta promissora para quem busca se diferenciar e conquistar mercados mais exigentes.
O mercado de biológicos é uma aposta para o futuro do agro?
O mercado de biológicos ainda é um recente no Brasil, mas com potencial de crescimento. Os produtos biológicos movimentam mais de R$464 milhões anualmente e apresentam ótimos índices de crescimento anual.
Veja como estes produtos biológicos são uma aposta para o futuro:
-
Apoio Governamental
Com a nova aposta do Governo Federal em defensivos biológicos, por meio do Programa Nacional de Bioinsumos, novas pesquisas serão impulsionadas. Isto significa melhores resultados e mais desenvolvimento do mercado de biológicos. Quem ganha é o produtor rural.
-
Resultados comprovados
Já são mais de 10 mil hectares tratados com defensivos biológicos no Brasil e a tendência é avançar muito mais, principalmente pela abrangência de doenças causadas por fungos. Estima-se que cerca de 19 mil fungos causem doenças em plantas.
-
Redução de perdas
Com o número considerável de perdas na lavoura, que atacam culturas importantes, como a soja, trigo e milho, causando aproximadamente 30% das doenças agrícolas, é necessário pensar em estratégias. As perdas na plantação também podem chegar a números exorbitantes.
Por isso, o mercado de biológicos segue uma crescente, diante da demanda e da necessidade de produção, a tendência é incorporar estes produtos na realidade das fazendas, aumentando o acesso dos agricultores a estes biológicos.
Conclusão
Neste artigo você viu que os biofungicidas, assim como outros bioinsumos, são alternativas viáveis para diminuir os riscos com a contaminação de produtos químicos, melhorar a qualidade dos alimentos e reduzir custos, sendo vantagens atrativas para o produtor rural.
Além disso, por terem em sua composição materiais orgânicos,fungos e bactérias não patogênicos, eles são mais seguros para a utilização no campo.
Você também viu neste artigo que, antes de serem levados para o mercado, os biofungicidas passam por estudos bem detalhados e controlados para garantir a biossegurança necessária, bem como a eficiência para quem emprega em sua fazenda.
E você, já conhecia sobre o uso dos biofungicidas e como eles podem ser uma opção em seu empreendimento rural?
Receba as tendências e informações sobre o agronegócio brasileiro para se manter atualizado e preparado para aumentar seus resultados em 2022 direto em sua caixa de e-mail, assinando a newsletter da Cerrado.
Confira também as nossas redes sociais, Instagram e Facebook, para ficar por dentro de todas as novidades. Acompanhe o blog da Cerrado para ter conteúdos relevantes e pensar estrategicamente o seu negócio rural.
Por Thais Rodrigues*
*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi
FONTES:
Aegro – https://blog.aegro.com.br/
CropLife Brasil – https://croplifebrasil.org/
Agrolink – https://www.agrolink.com.br/
Summit Agro – https://summitagro.estadao.com.br/