BLOG | CERRADO

FERTIRRIGAÇÃO: O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS

Fertirrigação
A irrigação e a fertilização são técnicas essenciais para o manejo do solo, trazendo produtividade para a plantação. Mas você imagina a junção desses métodos? Saiba mais!

 

Na produção de uma safra, o produtor rural encontra diversas adversidades, como investimento, condições climáticas e o manejo do solo. Dessa forma, os agricultores utilizam métodos para aumentar a produtividade e otimizar os processos, um deles é a fertirrigação.

 

A fertirrigação do solo é uma técnica que promove a junção da irrigação com a fertilização, como o próprio nome evidencia. Neste caso, os fertilizantes, tanto orgânicos como minerais, são diluídos em uma forma líquida e aplicado em toda área de plantação, por meio de pivôs de irrigação.

 

O que muitos não sabem é que, além de economizar com o uso de fertilizantes, usando apenas o essencial, o composto penetra mais rápido na planta, auxiliando o seu desenvolvimento e evitando futuras carências.
Neste artigo, você conhecerá mais sobre a fertirrigação e seus benefícios para a agricultura. Além disso, vamos falar sobre a importância dos fertilizantes e as formas de aplicação. Venha com a gente!

 

Qual a importância dos fertilizantes para o solo?

 

Com a baixa fertilidade natural dos solos e a aparição de problemas como a acidez e outros agentes químicos, os produtos rurais sentem o impacto na plantação. Por isso, aplicar o manejo do solo e controlar os níveis de fertilidade tornou não só um problema, mas uma prática custosa

 

Dessa forma, é preciso calcular corretamente a quantidade de fertilizantes que será utilizado, de acordo com a relação do potencial produtivo da propriedade e os níveis de fertilidade do solo para não inviabilizar sua aplicação e elevar os custos de produção. 

 

De acordo com o site Agrolink, os investimentos em fertilizantes e corretivos representam cada vez mais uma fatia considerável dos custos de safra, tornando necessário um planejamento eficiente.

 

Por isso, é importante  construir a fertilidade do solo, aplicando técnicas que devolvem os nutrientes essenciais para ter uma terra saudável e manter estes níveis constantes
Devolver a fertilidade ao solo, leva tempo e planejamento, contudo é uma etapa essencial. Já a etapa de manutenção da fertilidade visa balancear os nutrientes do solo até que todos estejam em quantidades adequadas

 

Passar por esses etapas requer investimentos e por isso a solução para economizar é aplicar técnicas mais econômicas a longo prazo, como a fertirrigação. Veja agora quais as vantagens de utilizá-la.

 

Quais os benefícios da fertirrigação do solo?

 

Como dito anteriormente, a fertirrigação é um método consolidado em muitas fazendas, que utiliza a água no processo de adubação para levar os nutrientes ao solo.

De acordo com o diretor comercial da Irrigabras, Renato Barroso, a técnica contribui para a produtividade. “Essa é uma importante ferramenta de aumento de produtividade, geração de lucros e gestão responsável dos recursos naturais”, explicou para o Canal Rural

 

Para conhecer mais sobre a fertirrigação e o seu potencial nas fazendas, separamos abaixo alguns benefícios para quem aplica.

 

  • Garante a oferta por igual do fertilizante em todo solo plantado, aumentando o potencial produtivo da fazenda e assegurando que os nutrientes cheguem ao sistema da planta;

 

  • Os nutrientes chegam mais rápido ao solo penetrando no sistema radicular das plantas, promovendo resultados mais eficientes se comparado aos métodos tradicionais, em que o produto tinha que esperar a chuva ou a irrigação para penetrar no solo;

 

  • Com a fertirrigação do solo, a diminuição de custos é sentida pelo produtor rural, principalmente quando falamos em investimento em mão de obra e os fertilizantes. Entretanto, vale ressaltar  que implementar o sistema de fertirrigação é dispendioso no início, mas o custo/benefício é maior;

 

  •  Evita desperdícios com insumos e água. Sabemos que as condições climáticas, podem afetar a distribuição e eficácia dos fertilizantes, mas ao aplicar a fertirrigação, o produto penetra diretamente no solo e o produtor rural não precisa esperar por condições favoráveis. 

 

  • De acordo com diretor da multinacional israelense especializada em irrigação Netafim, Fernando Castro, a irrigação por gotejamento pode reduzir em até 40% o consumo de água nas atividades agrícolas, contribuindo para a sustentabilidade, segundo informações divulgadas pelo Canal Rural;

 

  • Por último, a técnica também é responsável por contribuir com o maior equilíbrio dos nutrientes no solo, além de evitar a degradação da terra, já que reduz a atividade com maquinários agrícolas e o tráfego de pessoas, que contribuem para o processos de degradação do solo, como compactação e lixiviação.

 

Como aplicar a fertirrigação do solo na fazenda?

 

Para a eficácia do sistema de fertirrigação é necessário estudar a técnicas e as necessidades da fazenda para saber quais medidas tomar. Abaixo, separamos algumas dicas que irão auxiliar a identificar os  pontos que devem ser considerados.

  • Escolher o sistema de irrigação adequado

A fertirrigação pode ser distribuída por meio de dois sistemas de irrigação, por micro aspersão e gotejamento. Os gotejadores são aplicados em pontos do terreno que se deseja plantar, enquanto a micro aspersão distribui a água em um dado setor da área.

 

O sistema mais recomendado para esta prática é o de gotejamento, pois a água consegue penetrar mais profundamente e umidificar o solo, além de reduzir o consumo de água. Contudo, a aspersão é muito utilizada quando se deseja cobrir uma área maior, já que sua cobertura é mais superficial, atingindo espaços maiores.

  • Faça uma análise do solo

Pode parecer repetitivo, mas a análise do solo é essencial para avaliar a necessidade não apenas da terra, mas se a aplicação da fertirrigação será realmente eficaz. Por isso, leve em consideração as propriedades do solo, quais as quantidades de nutrientes disponíveis e as carências, os fertilizantes e até o sistema de irrigação que a fazenda possui.

 

Além disso, é essencial verificar as especificidades da cultura que deseja plantar e alinhar todas estas informações para obter dados mais concretos sobre a realidade da fazenda o que o pode ser feito  para melhorar o desempenho em termos de irrigação e adubação.

  • Avaliar os componentes da fertirrigação

Para que o sistema seja eficaz e possa melhorar o potencial produtivo da fazenda, é importante também avaliar quais os componentes do sistema de fertirrigação são essenciais para o funcionamento do sistema, para calcular o valor do investimento e saber se é possível implementar na propriedade rural.

 

No artigo do site Tecnologia no Campo, você conhecerá mais sobre os componentes, para acessar  clique aqui.

  • Analise as condições da sua região

Além de fazer melhorias internas, é fundamental saber se a região onde a propriedade agrícola está localizada é propícia para esta técnica. Para aplicar a fertirrigação, não há restrições de localidade, mas em algumas regiões as necessidades podem variar. 

 

Conforme explica o consultor de vendas da IRRIGAT, Fábio Batista, em entrevista ao portal Agrishow Digita, em regiões mais quentes  é necessário uma aplicação maior de nutrientes e líquidos em espaçamento de tempo menores por causa da alta sublimaçãol

 

Podemos perceber que há diversos fatores que contribuem para o sucesso da fertirrigação, que devem ser analisados antes de implementar o sistema. Vale ressaltar os custos iniciais de irrigação podem elevar ao introduzir a técnica, por isso é importante analisar os custos e a necessidade da sua fazenda.

 

Siga a Cerrado no Instagram Facebook e acompanhe nosso Blog para não perder dicas e conteúdos exclusivos sobre o agronegócio.

 

Por Thais Rodrigues*

*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi

 

 

FONTES:

Canal Rural – https://www.canalrural.com.br/ 

Tecnologia no Campo – https://tecnologianocampo.com.br/ 

Agrolink – https://www.agrolink.com.br/ 

Agrishow Digital – https://digital.agrishow.com.br/ 

 

Mais Artigos

CREDITO RURAL

CRÉDITO RURAL: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS E MUDANÇAS

O crédito rural é um financiamento concedido pelo Governo Federal para auxiliar os produtores rurais nas atividades do campo. Saiba quais são os benefícios e mudanças que ocorreram. No campo, os processos que envolvem as

Envie sua Mensagem

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rodovia de Acesso a BR 354
KM 0,1
CEP: 38840-000
+55 (34) 3851-6000
contato@cerradocase.com.br

Avenida Bartolomeu de Paiva, 821
Bairro: São Benedito
CEP: 38950-000
+55 (34) 3631-3035
contato@cerradocase.com.br

Rodovia 251, 6300
Bairro: Chácara Recanto dos Araças
CEP: 39404-128
+55 (38) 3215-7173
contato@cerradocase.com.br

Rod. Br 262, Km 481,80
CEP: 35600-000
+55 (37) 3522-7575
contato@cerradocase.com.br