BLOG | CERRADO

OPERADOR DE TRATORES AGRÍCOLAS: QUAIS AS FUNÇÕES E APTIDÕES NECESSÁRIAS?

Entenda como o operador de tratores agrícolas é essencial para os resultados da lavoura e quais as competências necessárias para ser  um profissional qualificado.

Dentro do empreendimento rural, há profissionais envolvidos de forma indireta e direta nos resultados da lavoura, entre eles o operador de tratores agrícolas.  Este profissional é parte importante para se obter  alto desempenho a cada lavoura e alavancar os número das propriedades agrícolas a cada safra. Por isso, contar com uma equipe qualificada é um dos fatores que conferem produtividade e rendimento ao empreendimento. 

 

Entre os profissionais que são imprescindíveis no campo, estão os tratoristas e operadores, que possuem um papel chave na fazenda, conduzindo as máquinas e outras ferramentas para atingir máxima eficiência e economia. Dada a importância deste profissional, é importante contar com um trabalhador qualificado e capacitado nas competências teóricas e práticas da profissão.

 

Esses conhecimentos são ainda mais importantes devido às altas tecnologias que as máquinas agrícolas possuem e, para operá-las, o profissional deve possuir os conhecimentos técnicos para que possa explorar todas as funcionalidades agregando mais rentabilidade e economia aos processos que envolvem a safra.  Neste artigo, vamos aprofundar mais sobre o papel do operador de tratores agrícolas, abrangendo a capacitação, funções e habilidades que precisam ter para exercer um trabalho de qualidade. Confira!

 

Afinal, o que faz um operador de tratores agrícolas?

 

Ganhar eficiência de operação com certeza é um dos pensamentos dos produtores rurais na lavoura, justamente para ter mais rentabilidade  e economia no campo. Para alcançar esse objetivo, é essencial contar com um operador experiente e competente, já que seus comandos são decisivos para alcançar qualidade de execução sem comprometer a máquina ou a safra.

 

A partir desses comandos, é possível otimizar o tempo do trabalho, economizar combustível e aumentar o desempenho da lavoura, por exemplo, enquanto erros podem prejudicar os resultados. Por isso, ter a garantia de contratar um bom profissional deve ser uma prioridade para os empreendedores rurais, além de proporcionar capacitação para melhorar o desempenho. 

 

Operar uma máquina agrícola vai muito além de passar o equipamento pelo campo,  é uma atividade que requer experiência,  raciocínio lógico e prudência para ser mais assertivo. O operador precisa estar em constante aprendizado, para adquirir conhecimentos inerentes à profissão e às tecnologias disponíveis na máquina, garantindo também a segurança da operação.

 

Por que é importante se capacitar?

 

Para ter profissionais que agregam no campo  é importante investir na capacitação da equipe. Por isso, separamos 3 pontos essenciais que reforçam a necessidade de garantir sempre o conhecimento prático e teórico, veja abaixo:

  • Boas práticas de operação

Os tratores e outras máquinas agrícolas tiveram uma evolução muito rápida, e, a cada máquina, encontramos novas tecnologias que objetivam melhorar a performance no campo. Diante disso, é essencial que os profissionais da área estejam familiarizados com essas tecnologias, além de saber lidar com as especificidades da máquina e, até mesmo, do terreno.

 

Sabemos que as máquinas representam um investimento de alto valor e, por isso, exigem cada vez mais qualificação para operação, principalmente porque requer cuidados específicos de conservação para garantir suas funcionalidades. Além disso, é fundamental garantir que o profissional esteja seguindo as boas práticas de operação.

  • Estar sempre atualizado

Sempre que uma nova tecnologia é incorporada, é importante estar atento e entender sobre ela, justamente para saber operar  a máquina de forma correta. Esse conhecimento atualizado é possível com treinamentos constantes da equipe.  Um operador de trator agrícola experiente ganha certa vantagem no mercado e tem mais oportunidades de trabalho.

  • Garantir segurança da operação

Assim como em outras atividades, a operação de máquinas agrícolas tem sua parcela de risco de ocorrência de acidentes. A capacitação é importante para saber conduzir a máquina de forma cautelosa,  garantindo a segurança do operador e dos outros membros da equipe  envolvidos com a lavoura.  Os procedimentos de segurança também ajudam nos cuidados com o maquinário, evitando estragos e avarias.

  • Obter certificação

A certificação é importante para atestar que o operador está pronto para operar máquinas agrícolas, além de funcionar como um bônus quando o assunto é a segurança para produtores rurais que contratam essa mão de obra, equipe envolvida na lavoura e cuidados com o maquinário.  

 

A partir de 2019, a Norma Regulamentadora 31 (NR 31) estabeleceu novas exigências para condutores de tratores e outros maquinários agrícolas.Essa legislação  requer obrigatoriedade da certificação e é importante para assegurar que mais profissionais conheçam e pratiquem os fundamentos essenciais da profissão, desenvolvendo um trabalho seguro, conforme informações do portal Família Nação Agro.

 

Quais as responsabilidades do operador de máquinas agrícolas?

 

Além de entender as boas práticas de condução da máquina, é importante que os operadores saibam sobre informática e novas tecnologias voltadas para as máquinas agrícolas. Essa necessidade se dá pelas mudanças tecnológicas que ocorrem a cada nova máquina e novas funções que estão sendo incorporadas para facilitar o cotidiano das fazendas.

 

Mas as responsabilidades e competências do operador de máquina agrícola,  vão além disso. Um profissional  capacitado deve possuir experiência com mecânica, ecologia, transporte de cargas, eletroeletrônica e também conhecimentos dos procedimentos de  segurança, uma formação completa que abrange todos os fatores em relação ao trabalho para além da condução da máquina em si. 

 

O condutor também deve ter  habilidades que ultrapassam os  conhecimentos teóricos ensinados nos cursos de capacitação, como o raciocínio lógico, para saber identificar alternativas que possibilitem otimizar o trabalho, melhorar o gerenciamento do tempo respeitando o cronograma da lavoura e o monitoramento da qualidade, entre outros diferenciais que podem alavancar a atuação do operador. 

 

Por último, mas não menos importante, é essencial entender todo o processo da lavoura para que seu trabalho esteja alinhado com as práticas empregadas na propriedade rural e  saber interpretar os relatórios da máquina para propor soluções mais assertivas.

 

Em relação à parte legal para se tornar um tratorista, é necessário ter mais de 18 anos, ter concluído o ensino médio e possuir carteira de habilitação na categoria B. Com esses requisitos básicos atendidos, você pode se tornar um profissional da área.

 

Agora que você entende mais sobre as atividades do operador de máquinas agrícolas,  os requisitos para se inserir  na profissão e a importância da capacitação para se posicionar melhor no mercado, que tal conferir mais conteúdos sobre o agronegócio brasileiro e dicas para alavancar o empreendimento rural? Acompanhe nosso  blog e siga nossas redes sociais: Instagram e Facebook.

 

Por Thais Rodrigues*

*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi*

 

 

FONTES:

 

CPT – https://www.cpt.com.br/ 

Superbid – https://blog.superbid.net/ 

Nação Agro – https://www.nacaoagro.com.br/ 

Supertec – http://www.supertec.gov.br/Portal

Mais Artigos

DESMITIFICANDO O MANUAL: LINHA CASE IH PATRIOT 250

A linha PATRIOT 250 da CASE IH foi elaborada para empregar alto desempenho e versatilidade nas propriedades rurais, com maquinários agrícolas tecnológicos e inovadores para o campo. Dessa forma, os pulverizadores conseguem melhorar a performance,

PLANO SAFRA 2021/22: ENTENDA TUDO SOBRE O NOVO PLANO

Confira as principais novidades do Plano Safra 2021/22 e como garantir os benefícios do aporte financeiro voltado para os produtores rurais. Saiba mais aqui!   Quem está ligado à atividade rural, seja direta ou indiretamente,

Envie sua Mensagem

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rodovia de Acesso a BR 354
KM 0,1
CEP: 38840-000
+55 (34) 3851-6000
contato@cerradocase.com.br

Avenida Bartolomeu de Paiva, 821
Bairro: São Benedito
CEP: 38950-000
+55 (34) 3631-3035
contato@cerradocase.com.br

Rodovia 251, 6300
Bairro: Chácara Recanto dos Araças
CEP: 39404-128
+55 (38) 3215-7173
contato@cerradocase.com.br

Rod. Br 262, Km 481,80
CEP: 35600-000
+55 (37) 3522-7575
contato@cerradocase.com.br