BLOG | CERRADO

SAFRA DE INVERNO: CUIDADOS E PERSPECTIVAS DE MERCADO

As culturas de inverno podem ser uma oportunidade para produtores continuarem produzindo e aumentar a sua rentabilidade. Descubra os principais cuidados e como anda o mercado para a safra de inverno.

 

Com a chegada do inverno, as preocupações com a safra precisam ser redobradas, afinal, as condições climáticas acabam por propiciar condições mais adversas para a plantação. Contudo, a safra de inverno continua sendo uma ótima oportunidade para que os produtores não parem sua produção e continuem tendo um ótimo desempenho nessa época do ano, mesmo o clima não sendo o mais favorável.

 

O aumento da tecnologia voltada para o campo e o aprimoramento de técnicas de plantio, possibilitou que os empreendedores rurais conseguissem apostar na diversidade de produtos agrícolas, sem ter grandes impactos na renda, bem como ir além do esquema soja-milho, para aprimorar os resultados do empreendimento rural.

 

Neste artigo, vamos abordar sobre as principais alternativas de culturas que se adaptam melhor às condições climáticas do período, quais cuidados são essenciais para  continuar tendo produtividade nesta época do ano e as perspectivas de mercado para a safra de inverno de 2021. Leia até o final!

 

O que plantar na safra de inverno?

 

 As condições climáticas nessa época não são as mais favoráveis para a agricultura, mas  engana-se quem  pensa que não tem como produzir e ter uma boa rentabilidade no inverno. Segundo a Aegro, apostar em gramíneas, oleaginosas ou leguminosas é uma alternativa viável para a safra de inverno.

 

Por isso, é importante  pesquisar quais culturas possuem melhor rentabilidade na sua região para continuar tendo demanda mesmo no período de inverno, além de se atentar para  as condições da própria fazenda, como solo, técnicas, estrutura e outros, para que a cultura escolhida traga benefícios para sua fazenda.

 

Uma dica do Ouro Safra, para o portal de notícias G1, é apostar nas hortaliças, como rúcula, alface, espinafre e repolho, devido ao fácil manejo de irrigação e adubação, além da menor incidência de  chuvas fortes, que é prejudicial para esse tipo de cultura. 

 

Outro ponto importante é apostar na diversidade por meio da rotação de culturas. Ainda de acordo com a Aegro, quando um sistema de sucessão é utilizado por muito tempo, como ocorre com soja-milho, corre-se o risco do surgimento de pragas e doenças, aumentando os custos com controles fitossanitários.

 

Quais cuidados o produtor precisa ter com a safra de inverno?

 

Assim como em outras épocas do ano, a safra demanda certos cuidados para se desenvolver e obter o máximo potencial produtivo. Contudo, no inverno, as precauções precisam ser redobradas, visto que o clima é adverso e pode causar prejuízos para a plantação. Veja os principais cuidados para esse período:

  • Preparo começa na pós-colheita de verão

Assim que a etapa de pós-colheita da safra de verão é finalizada, é importante que o produtor rural fique atento  para as melhorias que devem ser feitas no terreno para início da cultura de inverno. Ao colocar as melhorias em prática, deve-se pensar no histórico da fazenda e  fazer o controle fitossanitário, por exemplo.

  • Amostragem do solo

Os cuidados com o solo deve ser um dos primeiros passos para ter uma boa safra e evitar complicações no meio do caminho, começando com a amostragem do terreno e, posteriormente, com as medidas de correção para tornar a terra fértil e produtiva, como aplicação de calcário e gessagem. 

 

Além disso, é importante não deixar para fazer a amostragem na última hora para evitar possíveis atrasos no cronograma do plantio e preparar as medidas de correção com antecedência para obter os melhores resultados.

  • Utilize plantas de cobertura

Outra dica para deixar o solo mais protegido e nutritivo, propício para o desenvolvimento da safra de inverno, é deixar plantas de cobertura. Com as plantas de cobertura, é possível diminuir a ação de agentes erosivos, promover os nutrientes no solo, melhorar os aspectos químicos e físicos da terra e evitar a ação de plantas daninhas, por exemplo.

 

Como ter rentabilidade na safra de inverno?

 

Além de aumentar o rendimento, a cultura de inverno também deve apresentar rentabilidade econômica para continuar alavancando os resultados dos produtores rurais. Por isso, é importante se atentar às perspectivas da safra de inverno e sobre como anda a demanda do mercado para os produtos.

 

A perspectiva, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada pelo portal Aegro, é de um leve crescimento nas culturas de aveia, cevada, trigo e outros grãos, a expectativa é produzir 7,78 milhões de toneladas.

 

Se tratando de demanda do mercado, um estudo realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) reforça a baixa disponibilidade interna de cereais de inverno e retração das exportações. Por isso, é importante acompanhar as oscilações de demandas dos mercados para não ter prejuízos, já que os dados são estimativas.

 

No geral, as perspectivas de mercado para a safra de inverno 2021 se mostram positivas e indicam o  aumento da produção em todo o país. A alta do dólar favorece as culturas de inverno e aquece o mercado, principalmente de produtos agrícolas como aveia, cevada e canola, com estimativas de preços que ultrapassam R$60 a saca. 

 

Para evitar surpresas desagradáveis é importante se manter atento às oscilações do mercado e às condições climáticas.  Assegurar os cuidados com a safra e fazer um planejamento agrícola certeiro, ajudam a  se preparar  e aproveitar melhor as oportunidades da cultura de inverno  aumentando a rentabilidade da fazenda e evitando a queda acentuada da produção durante este período climático adverso.

 

Agora que você já conhece mais sobre esse mercado e sua potencialidade para a economia e agricultura brasileira, que tal conferir mais dicas e notícias sobre o agronegócio  e desenvolver ainda mais o seu empreendimento rural? Acompanhe o nosso  blog e siga as nossas redes sociais,  InstagramFacebook. Cadastre-se em nossa newsletter para receber mais informações direto na sua caixa de e-mail.

 

Por Thais Rodrigues*

*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi

 

 

 

FONTES:

 

Aegro – https://blog.aegro.com.br/ 

Cepea – https://www.cepea.esalq.usp.br/br 

G1 – https://g1.globo.com/ 

Dia Rural – https://diarural.com.br/ 

 

Mais Artigos

DESMITIFICANDO O MANUAL: LINHA CASE IH PATRIOT 250

A linha PATRIOT 250 da CASE IH foi elaborada para empregar alto desempenho e versatilidade nas propriedades rurais, com maquinários agrícolas tecnológicos e inovadores para o campo. Dessa forma, os pulverizadores conseguem melhorar a performance,

PLANO SAFRA 2021/22: ENTENDA TUDO SOBRE O NOVO PLANO

Confira as principais novidades do Plano Safra 2021/22 e como garantir os benefícios do aporte financeiro voltado para os produtores rurais. Saiba mais aqui!   Quem está ligado à atividade rural, seja direta ou indiretamente,

Envie sua Mensagem

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rodovia de Acesso a BR 354
KM 0,1
CEP: 38840-000
+55 (34) 3851-6000
contato@cerradocase.com.br

Avenida Bartolomeu de Paiva, 821
Bairro: São Benedito
CEP: 38950-000
+55 (34) 3631-3035
contato@cerradocase.com.br

Rodovia 251, 6300
Bairro: Chácara Recanto dos Araças
CEP: 39404-128
+55 (38) 3215-7173
contato@cerradocase.com.br

Rod. Br 262, Km 481,80
CEP: 35600-000
+55 (37) 3522-7575
contato@cerradocase.com.br