BLOG | CERRADO

O que fazer para se beneficiar com a colheita de sorgo?

O sorgo é uma cultura antiga e sua produção não deixa a desejar, tendo forte representatividade na produção brasileira. Os cuidados com a lavoura na colheita de sorgo precisam estar em dia se você busca melhores resultados. Veja as principais dicas!

Fonte de fibras, ferro, zinco, proteínas e rico em antioxidantes, o sorgo é um cereal que compõe o ranking dos cinco cereais mais produzidos no mundo, ficando atrás do trigo, arroz, milho e cevada. E, apesar de ser pouco falado, é muito importante para a indústria.

Presente no amido, na produção de álcool e pães e até mesmo na agricultura, como cobertura do solo, a produção de sorgo no Brasil vem crescendo e apresenta projeção de aumento para a safra 21/22. 

Mas, para se beneficiar com a colheita de sorgo e ter resultados expressivos, o produtor rural deve estar atento na lavoura, principalmente os cuidados relacionados a esta etapa do processo produtivo.

Neste artigo, você verá mais sobre a cultura de sorgo no Brasil, os tipos, o mercado e produção, bem como as principais dicas para você aproveitar a colheita de sorgo da melhor forma, tendo uma ótima performance e boa rentabilidade.

Quais são as variedades de sorgo?

Como você viu anteriormente, o sorgo é muito importante para a indústria de alimentos e bebidas, além da própria agricultura. O sorgo apresenta quatro variedades, são elas: granífera, forrageiro, vassoura e sacarino.

Apesar dos nomes soarem estranhos, cada um possui suas especificidades e é sobre isso que você verá mais detalhadamente abaixo:

  • Sorgo granífero

Resistente à seca e a escassez de chuva, o sorgo granífero é uma planta de porte baixo e possui um manejo semelhante aos demais cereais, além de possuir uma boa adaptação ao solo brasileiro, principalmente àqueles com grande oferta de matéria orgânica.

Após a colheita do sorgo granífero, a sua planta permanece verde, o que pode ser utilizado posteriormente como pastejo. Além disso, a etapa de armazenagem do sorgo apresenta uma boa resistência, mantendo a sua qualidade por um período maior de tempo.

  • Sorgo forrageiro

Voltado para a silagem e alimentação animal, o sorgo forrageiro, ao contrário do granífero, apresenta um porte maior de suas plantas, com bastante folhas, com alta produção de forragem.

O sorgo forrageiro é encontrado principalmente em regiões onde a maioria dos cereais não se adaptam, como o Sertão e Agreste de Pernambuco. 

  • Sorgo sacarino

Uma das grandes características do sorgo sacarino é o seu colmo doce, que se destaca frente às demais variedades de sorgo. Ele é muito utilizado como substituto da cana-de-açúcar na produção do etanol devido às suas propriedades ricas em açúcares.

Além disso, para a silagem a produção de sorgo sacarino pode ser muito estratégica para os pecuaristas, principalmente, quando se trata da produtividade animal. 

  • Sorgo vassoura

Até aqui, você viu que o sorgo é um cereal muito versátil e se encaixa em diferentes indústrias, mas você sabia que ele também é utilizado na produção de vassouras? Como o próprio nome indica, o sorgo vassoura tem esta principal finalidade.

Neste cultivo, o processo de colheita do sorgo e limpeza é feito de forma totalmente manual, o que exige muito do produtor rural em relação à mão de obra, mas ao final deste processo a vassoura é feita de forma artesanal.

Agora que você entendeu as aplicabilidades das variedades de sorgo, conheça melhor o mercado e a produção. 

Vale a pena investir na produção e colheita de sorgo?

A produção de sorgo no Brasil tem grande expressividade. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção 21/22 deva chegar a 3,041 milhões de toneladas do cultivo. Este número representa um aumento de 45% em comparação com a temporada anterior.

O grande destaque para a produção de sorgo é a variedade granífera, que apresenta uma boa tolerância à seca e, mesmo nestes períodos, a sua produtividade não deixa a desejar, sendo muito bem aproveitado durante a safrinha. 

Mas não é só isso que torna a cultura de sorgo atrativa, ela também apresenta menores custos de produção em comparação com a cultura de milho, sendo uma alternativa para produtores que querem plantar, mas estão com o orçamento apertado.

A cultura também apresenta híbridos com boa produtividade e qualidade, e ainda permite a utilização de tecnologias que ajudam a controlar o surgimento de plantas daninhas, pragas e doenças na plantação. Fator importante para aproveitar o potencial produtivo da lavoura.

Quais as vantagens que o sorgo oferece?

Com o avanço da produção de sorgo no Brasil e das oportunidades que ele oferece para produtores rurais no período de entressafra, é preciso pensar de forma estratégica como implementar na sua propriedade rural e ter bons resultados do plantio à colheita de sorgo.

Veja abaixo as vantagens que a cultura oferece e comece a planejar a introdução do cereal na sua fazenda:

  • Demanda do mercado

No tópico anterior, você viu que a produção de sorgo tem crescido no país e, se cresce é por que tem demanda do mercado pelo produto..

Por isso, se você ainda tem receio em plantar e colher sorgo ou não olhou para a cultura de forma rentável, está na hora de mudar esta mentalidade e começar a aproveitar as oportunidades para expandir o negócio e, consequentemente, ter uma maior rentabilidade.

  • Cultura mais resistente

Você viu que o sorgo é mais resistente em comparação a outras culturas e a climas mais áridos e à escassez de chuvas. Com isso, se a sua fazenda está localizada em uma região com estas características, saiba que também pode plantar sorgo.

Possivelmente, mesmo em terrenos áridos, o produtor terá bons resultados com o sorgo mesmo que o clima não coopere. Além disso, a adaptabilidade do cultivo resulta em menor risco de perdas financeiras.

  • Custos mais baixos

Se você procura uma cultura que não precisa de tantos investimentos o sorgo pode ser uma boa alternativa, já que possui custos de produção agrícola mais baratos. Em comparação com culturas como a do milho, por exemplo, esta redução de gastos pode chegar entre 15% a 25%. 

Isso é muito positivo para o produtor rural e, se no meio do processo produtivo o clima dificultar a produção, os danos serão muito menores em relação a outras culturas, reduzindo ainda mais as chances de prejuízos. 

Como melhorar a colheita de sorgo na sua fazenda?

Para ter um ótimo desempenho no campo, o produtor rural deve estar sempre atento à sua lavoura, seja na colheita de sorgo e também em outras culturas. Além disso, ter bons insumos e equipamentos corretos também facilitam o trabalho e aumentam as chances de sucesso da lavoura.

Veja abaixo as principais boas práticas para você aplicar na sua colheita de sorgo:

  • Integrar a colheita no planejamento

Dentro do planejamento do sistema de produção, os processos de colheita de sorgo devem estar bem claros antes mesmo de iniciar a colheita. Dessa forma, fica muito mais fácil seguir todo o cronograma e evitar erros em qualquer tipo de etapa da produção, garantindo a produtividade.

  • Escolha do maquinário 

Com a máquina adequada você rende muito mais, evita erros no processo, otimiza o tempo e também é uma forma de manter a qualidade e assertividade durante toda a produção. Na colheita de sorgo, você deve ter um cuidado a mais na escolha da máquina.

Na Cerrado, as máquinas Axial Flow 150 e 250 são ideais para o trabalho, apresentando 15% a mais de produtividade, mais precisão, economia no consumo de combustível e maior potência. Fale com a nossa equipe e veja como podemos ajudar o seu negócio!

  • Analise as perdas

É comum em qualquer processo ter perdas ao longo do caminho, contudo, perdas muito altas são um indicativo que algo está errado e precisa ser revisado, tanto na forma com que o processo é executado, quanto na máquina utilizada, por exemplo.

Além disso, serve para verificar a qualidade do cultivo, se ele apresenta uma quebra com maior facilidade, se é possível fazer a colheita mecânica, se há a necessidade de regular melhor a colhedora, são alguns motivos que podem ser ajustados para melhorar o processo.

  • Limpeza das impurezas 

No sorgo, as impurezas se acumulam mais em relação às outras culturas e, por isso, você deve prestar atenção na limpeza destas impurezas. Com uma boa limpeza, você facilita o processo de secagem dos grãos e ainda evita que insetos possam prejudicar na fase de armazenamento.

Conclusão

Neste artigo você viu mais sobre a colheita de sorgo, aprofundando sobre os benefícios da cultura para os empreendimentos rurais, como maior resistência e menores custos de produção agrícola. 

Além disso, viu como é a demanda do mercado pela cultura e a sua expansão na produção brasileira, que abre novas oportunidades de renda para os produtores rurais, integrando com os benefícios mencionados no artigo.

Para finalizar, viu as principais dicas para melhorar a sua colheita de sorgo, como a escolha da máquina ideal, a necessidade de analisar perdas, um bom planejamento e limpeza dos grãos.

Se você gostou do conteúdo, acompanhe o blog da Cerrado e veja outros temas relacionados ao agronegócio brasileiro, como gestão da fazenda, melhores práticas em diversas culturas, tecnologia e sustentabilidade.

Siga o Instagram, Facebook e YouTube da marca para ficar por dentro de todos os lançamentos e novidades que a Cerrado, em parceria com a Case IH, preparou para os produtores rurais.

Por Thais Rodrigues*

*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi 

 

FONTES:

 

Embrapa – https://www.embrapa.br/ 

Canal Rural – https://www.canalrural.com.br/ 

Santa Helena Sementes – https://santahelenasementes.com.br/santadica/ 

Agrolink – https://www.agrolink.com.br/ 

Mais Artigos

Envie sua Mensagem

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rodovia de Acesso a BR 354
KM 0,1
CEP: 38840-000
+55 (34) 3851-6000
contato@cerradocase.com.br

Avenida Bartolomeu de Paiva, 821
Bairro: São Benedito
CEP: 38950-000
+55 (34) 3631-3035
contato@cerradocase.com.br

Rodovia 251, 6300
Bairro: Chácara Recanto dos Araças
CEP: 39404-128
+55 (38) 3215-7173
contato@cerradocase.com.br

Rod. Br 262, Km 481,80
CEP: 35600-000
+55 (37) 3522-7575
contato@cerradocase.com.br