Da mesma forma que você investe em máquinas, insumos, infraestrutura e outras melhorias para o seu negócio rural, deve pensar também em como proteger a sua lavoura e a sua fazenda com um seguro agrícola. Conheça agora as vantagens!
Por mais que a atividade agrícola seja muito lucrativa e tenha atraído cada vez mais investimentos, assim como em qualquer negócio, não deixa de ter riscos envolvidos. Um dos principais riscos é a ação do clima nas lavouras, que é capaz de gerar inúmeros prejuízos.
Estas perdas que ocorrem na lavoura são como um ciclo que traz impactos para a saúde financeira do negócio. Em caso de perdas, o produtor precisa arcar com os danos e muitas vezes leva tempo para isso, causando a perda da produtividade e da lucratividade e a redução da quantidade de alimentos que chegam para o consumidor.
Em se tratando dos riscos para o negócio rural, isso pode levar a empresa rural a uma crise e interrupção das suas atividades. Por isso, o produtor rural precisa se resguardar. É para evitar estes tipos de situações que o seguro agrícola é útil aos empreendedores do campo.
Com o seguro agrícola, o produtor consegue reaver parte ou todo o dinheiro investido na lavoura que foi prejudicada por conta das ações climáticas. Dessa forma, o negócio rural consegue recuperar aquilo que foi perdido e não comprometer a saúde financeira.
Neste artigo, você verá mais sobre o seguro agrícola, como ele funciona, quais tipos existem, os benefícios que ele proporciona para o negócio rural e a melhor forma de contratá-lo.
Quais as coberturas do seguro agrícola?
Cada demanda exige soluções diferentes. No agronegócio cada produtor rural está em um momento diferente do seu negócio rural e, para isso, procura objetivos distintos, o mesmo ocorre com o seguro agrícola.
O seguro não é a mesma coisa, para todas as propriedades, pois ele possui coberturas distintas, valores diferentes e principalmente objetivos variados.
Os principais tipos de seguro agrícola disponíveis no mercado garantem proteção contra uma série de eventos que podem acometer uma safra. Dependendo da seguradora que você contrata, existem ainda coberturas adicionais que ampliam a segurança da sua lavoura.
Uma delas é a cobertura de plantio, que destina um valor de indenização para ajudar o produtor rural a replantar determinada área. Há também a cobertura de qualidade, que é mais voltada para produtores de grãos e que indeniza o produtor em caso de perda de qualidade de grãos no processo de colheita e pós-colheita.
Agora, veja abaixo as principais coberturas que você encontra no mercado e as características.
-
Seguro de custeio de safra
Na base de cálculo desse tipo de seguro, o custo de produção é um fator que precisa ser considerado. Dessa forma, quando a safra resulta em uma produtividade inferior e, consequentemente, um lucro menor, o produtor não consegue arcar com os seus custos.
Assim, os custos de produção se tornam maiores que o lucro obtido, comprometendo o capital financeiro, e o produtor pode acionar o seguro. Vale lembrar que nesse caso e em outras modalidades de seguro agrícola são os efeitos externos que afetam a lavoura.
-
Seguro de produtividade
Similar ao seguro de custeio, o seguro de produtividade é calculado considerando a produção da área coberta na apólice. É estabelecido um valor no ato de contratação do seguro que é multiplicado pela produtividade da área. Ao final, o produtor obtém o valor total da indenização.
-
Seguro de receita
A base do seguro de receita é um pouco mais complexa pois leva em consideração tanto a produtividade quanto o preço do produto agrícola. Com isso, quando estes dois fatores apresentam uma redução e a lucratividade é menor do que o valor garantido na apólice, o produtor rural tem direito a receber a indenização.
-
Seguro de índice climático
Se você procura por um seguro agrícola customizado para as suas necessidades, tendo como principal fator as oscilações climáticas, o seguro de índice climático pode ser uma boa alternativa. Com este tipo de seguro, as informações meteorológicas são utilizadas como base para preparar a apólice.
Quais são as vantagens de contratar um seguro agrícola?
Como você viu anteriormente, existem diversas modalidades de seguro agrícola que servem a objetivos diferentes, sendo um investimento a mais que o produtor faz em sua lavoura. Veja as principais vantagens de contratar o serviço.
-
Lavoura protegida
Você sabe que o clima pode mudar constantemente e de uma hora para outra, podendo causar uma série de prejuízos na fazenda. Ter a lavoura protegida e, consequentemente, sua atividade agrícola é uma escolha que pode garantir uma safra mais tranquila.
Os estragos causados por fatores adversos podem demorar muito tempo para serem reparados. Por isso, o seguro agrícola é uma forma viável de produzir e ter a sua lavoura protegida contra eventualidades.
-
Acesso mais rápido à indenização
Como você viu no tópico anterior, as empresas rurais não podem perder tempo para reaver o dinheiro investido e não são todas que conseguem arcar com os prejuízos deixados pelo clima adverso, por exemplo.
Com o seguro agrícola, o produtor rural não precisa esperar muito para conseguir ter acesso à indenização, podendo receber os valores segurados em até 30 dias.
O produtor consegue ter capital para financiar uma nova lavoura ou arcar com os prejuízos, tendo uma recuperação financeira mais rápida.
-
Saúde financeira mais estável
Muitos produtores rurais não têm capital suficiente para arcar com os prejuízos de uma lavoura ou começar outra sem ter o retorno financeiro que foi investido. Esse cenário gera muita instabilidade para o negócio e compromete o caixa da empresa.
Além disso, em algumas situações, o produtor pode fechar o negócio rural por falta desse dinheiro. Por isso, a importância em investir em um seguro agrícola. Você tem uma rápida recuperação da atividade e garante a saúde financeira do seu empreendimento.
Quando contratar o seguro agrícola?
A importância de proteger a lavoura e a atividade agrícola tem levado mais produtores a buscar o seguro agrícola. Somente em 2019 foram mais de R$5,3 bilhões em prêmios do seguro, representando um crescimento de mais de 15% em comparação com o ano anterior.
Pequenos, médios e grandes produtores rurais encontram facilidade e praticidade para contratar o seguro, que conta com iniciativas privadas e governamentais.
Entre as iniciativas do governo, que todo ano anuncia investimentos para o seguro dentro do pacote do Plano Safra, estão os programas Proagro e PSR que tornam a contratação do seguro rural mais acessível para pequenos e médios produtores rurais.
Mas você sabe a melhor forma de contratar o seguro? No próximo tópico você verá dicas!
Como contratar um seguro agrícola?
Diante das diferentes modalidades de seguro agrícola apresentadas, é comum ter dúvidas de como contratar o melhor serviço para a sua fazenda. Neste tópico, você encontra as principais dicas para não errar na contratação.
-
Entender as particularidades de cada cobertura
O seguro agrícola é um serviço que muitas empresas prestam e, por isso, há diferença de empresa para empresa. Ao contratar, entenda quais as características da cobertura, o valor coberto, o atendimento prestado e quais os sinistros estão inclusos.
Se for o caso, o produtor rural pode avaliar uma cobertura multirrisco, que abarca um número maior de riscos climáticos. Além disso, é possível personalizar de acordo com o nível de cobertura, por exemplo, se a apólice irá contemplar uma cobertura integral, por talhão, faixa ou global e os riscos não cobertos.
-
Saber fazer uma boa cotação
Para você ter certeza do serviço contratado, primeiro é preciso saber cotar. Diferentes empresas oferecem o serviço e você precisa estar ciente disso para ter equilíbrio entre custo e benefício.
Além disso, é com a cotação que você obtém mais informações para avaliar as coberturas que mais são interessantes para o seu negócio rural e o custo/benefício de cada uma delas.
-
Analisar o seu objetivo
A partir das coberturas existentes no mercado, é hora de saber analisar qual delas atinge o objetivo da sua fazenda. Qual modalidade é mais interessante para você: produtividade, índice climático ou custeio de safra? Há necessidade de contratar uma cobertura multirisco?
Para alguns produtores pode ser interessante contratar um seguro de receita, principalmente, os que trabalham com commodities, por exemplo. Por isso, é muito importante entender o objetivo antes de escolher qual seguro irá contratar.
-
Buscar mais informações
Como você viu nesse artigo, além das empresas privadas, o governo também possui iniciativas de seguro rural. Por isso, é sempre bom buscar informações, saber se sua empresa atende aos requisitos e se o seguro oferecido pelo governo é bom para a sua fazenda.
-
Entender o funcionamento da indenização
Quando você contrata um seguro agrícola, está pagando para a seguradora assumir os riscos da sua atividade.
Por isso, é muito importante entender não apenas o valor que você precisa pagar, mas como funciona a indenização, o valor total da apólice e em quanto tempo você pode reaver o montante.
Todos estes pontos são fundamentais na escolha do seguro agrícola ideal para o seu negócio, contratando com mais segurança em relação à sua escolha.
Conclusão
Neste artigo, você viu como funciona o seguro agrícola e todas as suas particularidades, as modalidades existentes e como funciona o cálculo de cada uma delas, além de saber analisar qual o momento certo para contratar um seguro para o seu negócio rural.
Por último, você leu sobre os principais pontos de atenção no momento de pesquisa e contratação do seu seguro agrícola, como o funcionamento do prêmio, avaliação de custo/benefício e cotação.
Se você quer continuar alcançando bons resultados com a sua lavoura, não deixe de se inscrever na newsletter da Cerrado e siga a marca no Instagram, Facebook e YouTube para ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos.
Por Thais Rodrigues*
*Estagiária sob supervisão de Isabela Azi
FONTES:
Broto – https://blog.broto.com.br/
Summit Agro – https://summitagro.estadao.com.br/
My Farm – https://www.myfarm.com.br/
Mutuus – https://www.mutuus.net/blog/