BLOG | CERRADO

MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O maquinário agrícola  é um instrumento fundamental para o campo, que otimiza as atividades do campo de forma efetiva. Por isso, é essencial realizar as manutenções nas máquinas para conservar sua eficiência. Saiba como!

A agricultura é uma atividade econômica que foi transformada ao longo do tempo, ganhando novas tecnologias capazes de otimizar  os trabalhos do campo e contribuir para o desempenho da safra. Os maquinários agrícolas são uma importante fonte de trabalho dos produtores rurais, que utilizam essas máquinas para as diversas tarefas, como arar a terra, pulverizar a plantação e colher o alimento.

 

Além disso, as máquinas agrícolas foram um passo inicial para a transformação das práticas no campo. Hoje, encontramos fazendas cada vez mais modernas, que utilizam diferentes dispositivos tecnológicos, como drones, sistema de GPS, sensores e outros instrumentos .

 

 Os tratores também se modernizaram, com controles e sistemas inteligentes, além de máquinas com alto desempenho e multifuncionais, que permitem que o produtor rural realize diversas atividades com o equipamento.  Para garantir a eficiência do maquinário, é fundamental que os equipamentos estejam com a manutenção em dia, para evitar elevar os custos de produção.

Neste artigo, será abordado as vantagens da mecanização do campo, bem como os tipos de manutenção existentes e quais pontos de atenção você deve ter com os reparos. Acompanhe a seguir!

4 vantagens da mecanização no campo

 

No campo, o tempo é um dos fatores que contribuem para o sucesso da safra e, por isso, cada minuto é muito importante. Dessa forma, aperfeiçoar os processos é essencial não apenas para ganhar tempo, mas para a produtividade. 

 

Atualmente, os maquinários agrícolas representam uma revolução  nas atividades do campo, com tratores que empregam tecnologias capazes de facilitar o dia a dia da fazenda. Veja agora 4 vantagens da mecanização.

  • Reduz mão de obra

Antes, as atividades manuais do campo dependiam de muitos trabalhadores, em tarefas exaustivas e que tomavam muito tempo.  Com a incorporação das máquinas, essas atividades passaram a ser desempenhadas em curto espaço de tempo e com um número reduzido de pessoas.

 

Dessa forma, o produtor rural pode transferir sua mão de obra para outras atividades importantes, além de não depender exclusivamente da mão de obra qualificada, que em algumas regiões pode ser escassa.

  • Atividades automatizadas

Outro benefício do uso das máquinas agrícolas no campo é a padronização dos processos, fazendo com que as atividades sejam realizadas para trazer maior produtividade e qualidade para os produtos agrícolas.

 

Além disso, a automatização garante que não tenham diferenças drásticas na forma como as atividades são realizadas a cada safra, reduzindo os impactos no produto final. 

  • Diminui o tempo

Um dos principais benefícios de introduzir máquinas da fazenda é a otimização do tempo. Como falado anteriormente, o tempo é um dos fatores que contribuem para o sucesso da safra e por isso todas as atividades devem ser realizadas no tempo exato.

 

Os trabalhos manuais atrasam o planejamento anteriormente e impactam no produto final. Por isso, as máquinas são tão importantes, pois conseguem se locomover por grandes extensões da propriedade em um curto espaço de tempo e realizar o trabalho rapidamente.

  • Maior controle da qualidade

Com a introdução dos dispositivos tecnológicos, a qualidade dos produtos agrícolas aumentou, isso porque inovou os métodos de colheita, evitando que o produto entre em contato com a terra e perca sua qualidade, e diminuiu o desperdício dos alimentos. Além disso, é possível garantir que a commodity mantenha sua integridade e higiene, características fundamentais para o consumo.

 

  Para  assegurar todas as vantagens, é importante que a frota esteja regularizada e com a manutenção correta. 

 

Quais são os tipos de manutenção de máquinas agrícolas?

 

A manutenção é constituída por todos os cuidados efetuados na máquina para conservar o  desempenho e vida útil do equipamento  no tempo adequado para o seu funcionamento. Veja abaixo os tipos de manutenção existentes.

  • Manutenção Preventiva

Como o próprio nome já diz, a manutenção preventiva é realizada antes que ocorra alguma falha ou quebra de peça no trator, para assegurar o desempenho do mesmo. Essa manutenção segue um calendário estipulado conforme as recomendações do fabricante e, por isso, o produtor precisa ficar atento para não perder as datas corretas. Além disso, a manutenção preventiva garante a eficiência e produtividade do maquinário.

  • Manutenção Corretiva

Já a manutenção corretiva é feita sempre que o trator possui alguma falha em seu desempenho ou alguma peça que impossibilite os trabalhos com a máquina, sendo necessário o conserto. Essa manutenção acaba impactando o planejamento da safra, já que serão necessários outras ações enquanto a máquina está no mecânico.

 

Além disso, pode comprometer o investimento estipulado na safra, pois representa um custo não determinado com o trator. Portanto, é recomendado realizar sempre a manutenção preventiva.

  • Manutenção Preditiva

Por último, a manutenção preditiva, que leva em consideração o histórico de desempenho do trator e informações do fabricante. Dessa forma, é traçado um plano de vistorias específico, para garantir que nenhuma surpresa indesejada ocorra com a máquina e comprometa o desempenho do trator.

 

Quais pontos do trator você deve prestar atenção?

 

  • Os filtros de ar precisam estar sempre limpos e livres de impurezas para evitar que o motor pare de funcionar;
  • A calibragem dos pneus pneus também precisa ser verificada diariamente, para evitar danos em sua estrutura. Veja mais especificações no manual do operador do fabricante;
  •  O nível de óleo deve ser analisado diariamente, sempre ao final dos trabalhos e abastecido conforme a necessidade. É muito importante analisar regularmente para evitar que o motor pare de funcionar no meio do trabalho;
  • O sistema de combustível deve ser limpo para evitar que impurezas acumulem no local e contaminem o combustível e danifiquem o trator. Após a limpeza, é importante verificar também o nível de abastecimento do combustível e, se for preciso, reabastecer;
  • O radiador evita o superaquecimento do motor, por isso é essencial checar o nível de água todos os dias, além de limpar a tela do radiador, conservando a peça;
  • É importante ficar atento  aos vazamentos que podem ocorrer no sistema de transmissão do trator. Por isso, sempre cheque as mangas-dos-eixos, as caixas do diferencial e de marcha e os cubos. Limpe o vazamento e a sujeira aparente.

 

Podemos perceber que os tratores são essenciais para um trabalho eficiente. É fundamental que todos os sistemas que constituem o trator estejam funcionando perfeitamente.   A manutenção é indicada para prolongar a vida útil do trator e garantir seu pleno funcionamento.

 

Na Cerrado desenvolvemos o plano de manutenção, que é um combo que engloba os serviços essenciais de reparos no seu maquinário agrícola. Estão inclusos itens como as revisões preventivas, atendimento personalizado 24 horas, vídeos instrutivos de manutenção, treinamentos on-line e outros benefícios exclusivos para assinantes. Conheça mais sobre o serviço aqui.

 

Agora que você conhece a importância de realizar a manutenção das máquinas agrícolas, siga nosso FacebookInstagram e acompanhe nosso  Blog para ficar por dentro de dicas e conteúdos exclusivos sobre o agronegócio que preparamos para você.

 

Por Thais Rodrigues*

Estagiária sob supervisão de Isabela Azi*

 

 

 

FONTES:

Canal Rural – https://www.canalrural.com.br/

Revista Cultivar – https://www.grupocultivar.com.br/home 

 

 

Mais Artigos

CREDITO RURAL

CRÉDITO RURAL: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS E MUDANÇAS

O crédito rural é um financiamento concedido pelo Governo Federal para auxiliar os produtores rurais nas atividades do campo. Saiba quais são os benefícios e mudanças que ocorreram. No campo, os processos que envolvem as

Envie sua Mensagem

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rodovia de Acesso a BR 354
KM 0,1
CEP: 38840-000
+55 (34) 3851-6000
contato@cerradocase.com.br

Avenida Bartolomeu de Paiva, 821
Bairro: São Benedito
CEP: 38950-000
+55 (34) 3631-3035
contato@cerradocase.com.br

Rodovia 251, 6300
Bairro: Chácara Recanto dos Araças
CEP: 39404-128
+55 (38) 3215-7173
contato@cerradocase.com.br

Rod. Br 262, Km 481,80
CEP: 35600-000
+55 (37) 3522-7575
contato@cerradocase.com.br