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O que você precisa saber para ter uma melhor comercialização de grãos?

comercialização de grãos

Todo o investimento feito no processo produtivo tem o intuito de aumentar a produtividade e a venda dos produtos agrícolas, garantindo uma boa comercialização de grãos. Contudo, no momento da venda, também é preciso ter estratégia para conseguir o melhor preço e fechar boas parcerias. Saiba como!

 

O processo produtivo não termina quando o produto é extraído do campo, pelo contrário, entra em uma nova etapa: de preparação do produto agrícola para a comercialização de grãos. Com isso, uma preocupação é garantir o melhor rendimento financeiro com o grão.

 

Afinal, o produtor rural fez todos os investimentos ao longo do desenvolvimento da cultura e chegou o momento de colher os frutos dessa dedicação com o cultivo. Contudo, a comercialização de grãos também possui sua complexidade, principalmente por conta das oscilações de preços do mercado.

 

Assim como qualquer produto, os preços dos grãos também são influenciados pela oferta e demanda, bem como o cenário internacional, que pode elevar ou reduzir o preço da saca do grão. E você já deve ter sido influenciado por isso, um clássico exemplo é o boom das commodities.

 

Por isso, para não se precipitar com os preços, é preciso ter uma estratégia por trás da comercialização de grãos para vender no momento certo e evitar um baixo lucro. 

 

Neste artigo, você verá sobre a comercialização de grãos, os diferentes tipos de comercialização e a importância de manter um planejamento para conseguir uma troca comercial satisfatória.

 

Existe o momento certo para a comercialização de grãos?

 

Assim quando o produtor supera os desafios da sua produção, o produtor rural precisa também superar um grande passo: a comercialização de grãos. Para colher os lucros do seu trabalho, contudo, é preciso analisar muito bem o mercado para conseguir as melhores oportunidades.

 

Se o mercado opera de acordo com a oferta e demanda, será que existe o momento certo para realizar a comercialização dos produtos agrícolas? Uma comercialização bem sucedida não leva somente em consideração o preço por saca. Por isso, conhecer as demais variáveis é importante.

 

Um exemplo bem prático utilizando a oferta e demanda é quando o produto acaba de ser extraído e está pronto para ser comercializado, outros produtores também querem vender o mais rápido possível seu produto assim como você. Dessa forma, há uma grande oferta e se a demanda não estiver muito aquecida, os preços podem diminuir. 

Com isso, o maior exemplo que pode-se tirar de situações como essa é a cautela, tudo precisa ser muito bem analisado antes de fechar negócio para de fato você ter a segurança que fez uma boa venda.

 

É imprescindível fazer uma análise de mercado, tanto externa quanto interna, principalmente se o grão é uma commodity agrícola como o caso da soja, onde a oferta internacional também impacta nos preços internos. 

 

Além disso, existem modalidades de comercialização que podem ser mais vantajosas para o seu negócio rural enquanto outras nem tanto. No próximo tópico você verá mais sobre as diferenças entre elas.

 

Quais são as modalidades de comercialização de grãos?

 

A fase de comercialização de grãos é um momento que exige muita flexibilidade do produtor rural, bem como cautela e análise. Quando se age por impulso, as chances de cometer erros são maiores e isso pode atrapalhar muito os lucros e colocar em risco a saúde financeira do negócio rural.

 

Assim que o grão é extraído do campo, o produtor tem em mãos algumas possibilidades de destinação, desde a indústria de ração animal, produção de combustíveis e até mesmo exportação. Ou seja, o produto pode circular tanto dentro quanto fora do país.

 

Seja qual for a destinação, é preciso ter uma visão do mercado para saber identificar as melhores oportunidades e isso passa também pela modalidade de comercialização de grãos:

  • Barter

As comercializações tipo Barter consistem em uma troca de produtos, ou seja, o produtor fornece o produto agrícola por um insumo em geral. Esse tipo de comercialização é bem comum no agronegócio e chega até mesmo a representar 30% dos valores financiados.

 

Essa negociação é firmada em contrato, onde ambas as partes se comprometem a trocar as quantidades devidas antes mesmo da lavoura ser colhida. Para muitos empreendedores do campo, essa negociação é vantajosa no sentido de conseguir os insumos que precisam para a sua produção.

  •  Hedge

Você deve saber que o mercado sofre muitas variações de preços e que isso impacta diretamente a comercialização de grãos. São fatores como instabilidade econômica, clima, conflitos e muitos outros que afetam os preços praticados, mas tem como o produtor se proteger.

 

Na modalidade tipo Hedge, os preços são fixados de acordo com a bolsa valores antes que a venda ocorra, normalmente ao longo de todo o cultivo. Essa comercialização é uma forma do produtor se proteger e também ter em mente a sua margem de lucro.

  • Corretoras e tradings

Além de ser responsável pela venda, o produtor também pode terceirizar a responsabilidade através de corretoras e tradings que fazem a intermediação dessa venda, servindo como ponte entre quem deseja vender e quem quer comprar.

 

Essas empresas fazem toda a negociação até chegar em valores que seja bom para ambos os lados e podem inclusive encontrar interessados fora do país. Pelo seu serviço, também cobram uma porcentagem pela comercialização feita.

  • Internet

Com o crescimento do mercado digital, também é possível fazer a comercialização de grãos direto pela internet em plataformas especializadas e seguras, o que facilita tanto para fornecedores quanto para compradores. 

 

Uma cautela que você precisa ter com a negociação pela internet é justamente navegar por sites confiáveis, que já tem histórico de venda no agronegócio. 

  • Cooperativas

Além da comercialização de grãos intermediada por corretoras e internet, tem também a possibilidade da intermediação pelas cooperativas agrícolas, que são associações formadas por produtores rurais com objetivos em comum e que se ajudam.

 

O cooperativismo agrícola tem crescido muito no Brasil e é uma maneira de agricultores se fortalecerem e ganharem competitividade. Um exemplo disso, são as linhas de crédito fornecidas para cooperativas.

 

Em se tratando de comercialização, elas são responsáveis pelo escoamento do produto, facilitando também o processo de venda.

  • Pré-fixação e venda a fixar

Você já ouviu falar de mercado futuro? É um tipo de negociação onde é firmado um compromisso de comprar ou vender um item em uma data futura e por um determinado preço. Essa modalidade é muito praticada no mercado financeiro e também foi absorvida pelo agronegócio.

 

Na negociação de pré-fixação, a negociação segue com um preço fixo pelo produto agrícola junto ao comprador. Já a venda a fixar ocorre quando o pagamento é feito antes da entrega do grão. Nessa modalidade, ocorre juros. 

 

Como você pode perceber, ambas as modalidades tratam de datas futuras e, por isso, é preciso uma avaliação criteriosa se realmente é benéfico para o negócio rural.

 

O que fazer na hora de comercializar os grãos?

Além de conhecer as diferentes modalidades e saber quais são as oportunidades para o seu negócio, é preciso também analisar e evitar precipitações no momento da comercialização de grãos. Afinal, cautela é a palavra-chave de uma boa negociação.

 

Mas como ser mais assertivo na sua comercialização? Veja algumas dicas para aplicar no seu negócio rural e obter resultados significativos:

  • Alie planejamento e gestão do negócio

Você viu no tópico anterior que muitas das negociações são na modalidade de vendas futuras, onde se firma um compromisso entre produtores e compradores de uma determinada quantidade de grãos em um data futura. E isso exige muito planejamento de safra.

 

É sempre bom começar seu planejamento alinhando o que deverá ser executado, prazos, o objetivo da lavoura e também métricas relevantes , tudo isso ajuda você a enxergar melhor os cenários de comercialização.

  • De olho no mercado

Como você viu, o mercado oscila muito, não somente pela oferta e demanda, mas também pelas questões de conflito e clima, por exemplo. Por isso, é muito importante acompanhar essas oscilações para ter mais segurança no momento da venda.

 

Observar o mercado também é fundamental para entender se a demanda pelo seu produto está aquecida ou em um momento de queda dos preços da saca. 

  • Diversifique a sua comercialização

Ao longo de todo o processo produtivo, o produtor corre riscos com a sua lavoura e no momento da venda de seus produtos agrícolas é muito importante ter o cuidado de não apostar as suas fichas em um único lugar.

 

Com as oportunidades de mercado futuros, venda por cooperativas e pela internet, até mesmo um troca comercial, o produtor tem em suas mãos uma alternativa e pode sim diversificar entre elas, sempre alinhado com o objetivo do negócio e sabendo avaliar suas vantagens. 

  • Invista também na sua infraestrutura

Para os produtores que optam por esperar um pouco mais para comercializar os seus produtos, uma dica importante é investir na infraestrutura da fazenda, locais adequados para receber os grãos enquanto não são escoados.

 

Como os produtos podem deteriorar, o armazenamento de grãos deve ocorrer corretamente para evitar perdas substanciais que podem atrapalhar a comercialização de grãos. 

 

Conclusão

 

Neste artigo você viu como funciona a comercialização de grãos e como estar mais preparado para este momento. Afinal, tão importante quanto produzir também é saber vender para colher os frutos do seu trabalho e conseguir alavancar o seu negócio.

 

Por isso, conhecer as modalidades de vendas de grãos, como mercados futuros, comercialização pela internet e pelas cooperativas, bem como a troca de produtos agrícolas por insumos são oportunidades que devem ser avaliadas com muita cautela.

 

É preciso também se planejar, avaliar o cenário interno e externo e diversificar a sua comercialização para conseguir boas negociações e conseguir escoar o produto sem grandes dores de cabeça. 

 

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FONTES:

Aegro – https://blog.aegro.com.br/ 

Agro Bayer Brasil – https://www.agro.bayer.com.br/ 

Ihara – https://ihara.com.br/ 

Info Money – https://www.infomoney.com.br/

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