BLOG | CERRADO

PLANTIO DE CANA: SAIBA COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

Plantação de cana

O plantio de cana-de-açúcar no Brasil é uma atividade que gera alta rentabilidade, porém as perdas podem aumentar o custo de produção. Saiba como otimizar os processos e aumentar a produtividade do plantio

 

A cana-de-açúcar serve como matéria-prima para diversos setores da indústria derivando, por exemplo, produtos como o açúcar cristal e o etanol, além de outras aplicações. Dessa forma, a cana é um produto agrícola estratégico, que movimenta uma indústria que não para de crescer.

 

De acordo com informações do Globo Rural, só em agosto, o Brasil exportou 3,4 milhões de toneladas de açúcar, gerando uma receita de $961 milhões de dólares. Estes números representam  o avanço significativo do Brasil como exportador do produto. Contudo, as perdas que ocorrem nos canaviais podem prejudicar a produtividade e aumentar os custos de produção.

 

Por isso, o produtor rural precisa estar antenado e planejar bem a safra para não inviabilizar o cultivo de cana. Neste artigo, vamos aprofundar no plantio de cana, trazendo dicas e informações para aumentar o potencial produtivo de sua propriedade e otimizar os processos para evitar perdas. Veja! 

 

Qual a melhor época para o plantio de cana-de-açúcar?

 

A cana é um produto agrícola bastante versátil, que pode ser usado para diferentes fins e que possui sistemas com particularidades específicas, como a “cana de ano”, “ano e meio” e “inverno”. Conheça um pouco de cada sistema.

 

O sistema da “cana de ano” é empregado principalmente na pecuária, para servir de alimento para os animais e, normalmente, é plantado no início do período de chuva. Devido ao período chuvoso, é necessário tomar cuidado com o solo e evitar o surgimento de agentes degradantes que atrapalham o desenvolvimento da planta.

 

Já no sistema de “ano e meio”, a planta tem um processo de desenvolvimento maior, com 15 a 18 meses de crescimento, apresentando altas taxas de produtividade. O ideal é plantar logo no início do ano, época em que as condições de plantio são favoráveis para o desenvolvimento do cultivar. O sistema de “ano e meio” tem como vantagem a redução de pragas e doenças que afetam as plantações, já que o período de plantio e colheita não coincidem.

 

Por último, temos a cana de “inverno”, que é plantada na época mais seca do ano. Por isso, é necessário que o produtor rural tome cuidado com a taxa de umidade do solo e evite que isso prejudique o desenvolvimento da cana. Neste sistema, também é possível conseguir alto desempenho produtivo, mas é necessário controlar o nível de umidade do solo.

 

Vale ressaltar que o sistema de plantio ideal considera as particularidades de cada região e as necessidades da fazenda. Por isso, analise a finalidade do produto agrícola e planeje a safra. Abaixo, separamos algumas dicas para otimizar as atividades nos canaviais.

 

Como otimizar o plantio de cana e aumentar a produtividade?

 

Para facilitar as atividades que envolvem a preparação da safra, é fundamental que todos os processos estejam bem definidos. Dessa forma, para auxiliar o produtor rural, separamos boas práticas que otimizam o plantio de cana-de-açúcar. Confira agora!

  • Planeje a safra

Para facilitar os processos do plantio, o planejamento é uma etapa que não pode ser esquecida . Com ele, o produtor consegue definir os insumos, os gastos, as especificidades do solo e do cultivar e suas necessidades

 

Por isso, para obter um melhor desempenho e melhorar a cada safra, o planejamento deve ser realizado com calma, sempre antes da plantação e analisando todas as variáveis. Para saber mais sobre o planejamento de safra acesse aqui.

  • Preparo do solo

Após o planejamento, o preparo do solo é outra etapa importante na produção da safra, que impacta diretamente no desenvolvimento da planta. Dessa forma, é fundamental fazer  a análise do solo e corrigir as fragilidades para deixar a  terra mais saudável e fértil, pronta para a plantação.

  • Aplique técnicas corretas

 Aplicar técnicas adequadas e no tempo correto faz toda a diferença para manter os índices de nutrientes no solo, como a adubação e irrigação. Sabemos que empregar métodos que visem uma melhor qualidade do solo é decisivo para o sucesso da safra, principalmente quando estão aliadas às práticas sustentáveis.

 

De acordo com pesquisas da Embrapa, realizada  no Cerrado brasileiro, a aplicação da adubação fosfatada e irrigação contribui para a elevação do desempenho das propriedades rurais e, consequentemente, para o aumento da produtividade. Saiba mais sobre o estudo  clicando aqui.

 

Outra dica é a aplicação de proteínas orgânicas, como a Harpin, que contribuem para o aumento da produtividade da fazenda. Segundo informações divulgadas no Globo Rural, essa proteína foi testada nos canais do Coplacana e, durante a fase de testes, apresentou um aumento de 20% da produtividade, mesmo em áreas que não tiveram renovação do canavial. De acordo com o estudo, os resultados começam a aparecer nos primeiros 60 dias de pulverização.

  • Monitore a plantação

Para obter resultados satisfatórios, o monitoramento da plantação não deve ser deixado de lado. O monitoramento deve ser feito em todas as etapas do plantio, sempre observando os processos e encontrando meios de melhorar a sua performance

 

Além disso, para saber se as técnicas empregadas estão tendo um bom resultado, o acompanhamento é uma ótima opção.  Defina os indicadores que você deseja analisar e comece a monitorá-los para entender os efeitos obtidos e, assim, melhorar a próxima safra.

 

Outra dica é empregar as inovações tecnológicas. A tecnologia é fundamental para facilitar as atividades agrícolas e padronizar os processos, visando a economia e  produtividade. Por isso, investir em equipamentos tecnológicos e implementar a agricultura de precisão é uma ótima maneira para modernizar a fazenda e inovar.

 

Os equipamentos que empregam essa tecnologia são capazes de integrar todos os dispositivos e fornecer informações pertinentes em qualquer hora e lugar da fazenda. Dessa forma, o produtor consegue  tomar decisões mais consistentes e que trazem ganhos para o empreendimento rural.

  • Colha no tempo ideal

Uma das etapas mais importantes da produção é o momento da colheita. Por isso, é fundamental que o produtor rural analise bem o cultivo para saber o momento ideal de colher e evitar perda de rendimento da plantação. No plantio de cana, o momento ideal é definido pelo índice de açúcar produzido pela commoditie.

 

 Preste atenção aos sinais da plantação para não perder esse tempo propício e, se for necessário, utilize equipamentos que monitoram  esse índice.

 

Podemos concluir que a produtividade é uma consequência do alinhamento de todas as etapas da produção e, para obter um bom  desempenho, é necessário que todos os processos operem em sincronia e de forma ideal. 

 

Para não perder dicas e conteúdos exclusivos sobre o agronegócio brasileiro, acompanhe nosso blog e siga nosso Instagram e Facebook

 

Por Thais Rodrigues*

Estagiária sob supervisão de Isabela Azi*

 

FONTES:

Globo Rural – https://revistagloborural.globo.com/ 

Embrapa – https://www.embrapa.br/ 

Agropós – https://agropos.com.br/

Rehagro – https://rehagro.com.br/blog/ 

 

Mais Artigos

Farmall 80

DESMITIFICANDO O MANUAL: Tratores Farmall Case IH

Planejado pela CASE IH, a linha de tratores FARMALL foi elaborada para fornecer alto desempenho, produtividade e economia, ideal para práticas agrícolas costumeiras. Neste ebook, você encontrará informações fundamentais para realizar a operação e condução

Fertirrigação

FERTIRRIGAÇÃO: O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS

A irrigação e a fertilização são técnicas essenciais para o manejo do solo, trazendo produtividade para a plantação. Mas você imagina a junção desses métodos? Saiba mais!   Na produção de uma safra, o produtor

Envie sua Mensagem

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rodovia de Acesso a BR 354
KM 0,1
CEP: 38840-000
+55 (34) 3851-6000
contato@cerradocase.com.br

Avenida Bartolomeu de Paiva, 821
Bairro: São Benedito
CEP: 38950-000
+55 (34) 3631-3035
contato@cerradocase.com.br

Rodovia 251, 6300
Bairro: Chácara Recanto dos Araças
CEP: 39404-128
+55 (38) 3215-7173
contato@cerradocase.com.br

Rod. Br 262, Km 481,80
CEP: 35600-000
+55 (37) 3522-7575
contato@cerradocase.com.br