BLOG | CERRADO

Plantio de sorgo: do preparo do solo ao manejo de patógenos

Apesar de ser pouco falado, o sorgo é um cereal de alta produtividade e uma alternativa rentável de produção após o cultivo de grandes culturas. No mundo, o sorgo é o quinto grão mais produzido, tendo o Brasil entre os 10 maiores produtores. E como maximizar a eficiência no plantio de sorgo? Veja aqui indicações práticas para iniciar a cultura!

 

Por ser um país de clima tropical, com variedade de tipos de solo e também marcado por eventos climáticos adversos, o produtor rural precisa pensar muito bem em qual cultura trabalhar no Brasil. A resistência e a fácil adaptação são algumas das características que saltam aos olhos.

 

Esse é o caso do sorgo, um cereal presente em muitas indústrias, pouco comentado, mas com grande potencial produtivo. Entre os países produtores de sorgo, o Brasil ocupa a 9ª posição no ranking mundial, ou seja, a cultura é bem explorada em terras brasileiras.

 

Mas o que torna o plantio de sorgo atrativo economicamente? Além de sua ampla aplicação na indústria de ração animal, seu plantio pode ser uma estratégia para o negócio rural reduzir danos em tempos de clima adverso, devido alta tolerância e resistência ao estresse hídrico desse grão.

 

Mas para ter sucesso no plantio de sorgo, é preciso começar pela seleção do cultivar, além de cuidar da preparação do solo e manejo de patógenos. E por onde começar esses cuidados?

 

O texto a seguir trata sobre detalhes do plantio de sorgo no Brasil, como sua produção, estratégias de manejo do solo e patógenos, e razões para investir nesta cultura. Venha descobrir mais!

 

12

 

Para ter uma safra rentável e um negócio rural em expansão, além do produtor rural pensar nos aspectos característicos da cultura, do clima, do emprego de insumos e do investimento em máquinas, é preciso olhar para a demanda e o melhor cultivo para a região.

 

Aliar esses aspectos é muito importante, visto que o cenário muda constantemente, assim como o clima. O gestor do negócio rural precisa estar atento a isso e encontrar outras oportunidades de negócio que sejam vantajosas, como o plantio de sorgo.

 

Desde a década de 70, o Brasil expande a sua produção de sorgo, encontrando mercados na América com foco na indústria de ração animal, e na Ásia e África, onde são utilizados na alimentação humana.

 

Além da oportunidade de adentrar no mercado internacional, com o plantio de sorgo é possível aproveitar o clima adverso que vem afetando muitas plantações em diferentes regiões do Brasil.

 

O plantio de sorgo é conhecido pela sua resistência ao estresse hídrico e a variação climática, uma característica fundamental para enfrentar os fenômenos climáticos que ainda irão persistir em 2024.

plantio de sorgo se destaca mundialmente

Para se destacar no plantio de sorgo é preciso começar pela seleção adequada do cultivar.

Uma preocupação constante do produtor é o clima. Em 2024, a agricultura brasileira será marcada pelo impacto do El Niño e La Niña. Para aprofundar a leitura e saber como proteger seu cultivo, acesse nosso texto do blog!

 

Para se destacar no plantio de sorgo e obter uma boa rentabilidade com o cultivo, o produtor rural precisa aprofundar os conhecimentos sobre os cuidados, que vão desde a seleção do cultivar até o manejo de patógenos. Venha saber mais no próximo tópico!

 

Como trabalhar o plantio de sorgo na sua fazenda?

 

Assim como as demais culturas, o produtor rural precisa ter atenção com as características do plantio de sorgo para atender as necessidades e ter um desenvolvimento saudável do cultivo. Um solo deficiente e pobre em nutrientes não consegue contribuir para a produtividade.

 

O mesmo ocorre com a presença de patógenos, que podem afetar a cultura em qualquer fase do seu desenvolvimento e também causar muitos prejuízos. Por isso, um plantio de sorgo que visa o sucesso do cultivo inclui:

  • Seleção e tratamento de sementes

Antes de mais nada, o produtor rural precisa ter um bom planejamento e saber escolher o cultivar que irá trabalhar, voltado para objetivos econômicos diversos e destinações diferentes no mercado.

 

Além disso, o produtor precisa garantir que as sementes passaram antes por um tratamento, para garantir as qualidades fitossanitárias, genéticas e fisiológicas. Esse tratamento é feito pela indústria, mas também pode ser feito na propriedade rural.

 

Sobre o tratamento de sementes e a sua importância para garantir a qualidade e a proteção da cultura antes mesmo do surgimento do cultivo no campo, publicamos um texto para você aprofundar nessa assunto!

  • Preparo do solo

Sem o bom preparo do solo, muitas culturas não teriam produtividades expressivas. Isso porque o preparo do solo é a base da atividade agrícola. No caso do plantio de sorgo, é necessário que o solo esteja bem drenado e tenha a profundidade adequada.

 

Por isso, no sistema de plantio convencional é preciso evitar o acúmulo de torrões de terra, sendo necessário fazer a gradagem. Já em fazendas que utilizam o sistema de plantio direto, o pouco revolvimento e a manutenção da palhada são benéficos para o cereal.

  • Adubação do solo

Outro ponto importante são os insumos utilizados para adubar o solo. A adubação precisa conter nitrogênio e potássio, devido a maior necessidade do cultivo. Além disso, se o solo apresenta uma maior acidez, é preciso fazer a calagem para equilibrar o nível de acidez.

 

Tanto a reposição de nutrientes, quanto a correção da acidez precisam de uma análise prévia do solo, justamente para a retomada do equilíbrio e fertilidade da terra.

  • Manejo de pragas no plantio de sorgo

Até o completo estabelecimento da planta, o plantio de sorgo pode ser alvo de muitos insetos e patógenos, como o bicho-bolo, a broca-da-cana, lagarta-elasmo, antracnose do colmo, ferrugem e por aí vai.

 

Essa proteção do cultivo deve começar desde o tratamento das sementes e incluir a pulverização com defensivos agrícolas, como os herbicidas. Esses cuidados antes e durante o cultivo são essenciais para reduzir os prejuízos econômicos causados pelos patógenos.

 

Além disso, a detecção e ação contra o surgimento desses patógenos começa pelo monitoramento da lavoura, já que muitos deles atacam o sistema radicular, colmo, sementes, folhas e outras partes da planta, sendo necessárias diferentes estratégias para lidar com as doenças e pragas.

plantio de sorgo mecanizado Nome arquivo: mecanizacao-no-plantio-de-sorgo

Para ter um plantio de sorgo mais produtivo, os cuidados antecedem à semeadura e são essenciais para alcançar resultados expressivos com o cultivo.

Saber manejar corretamente a presença de pragas e doenças no plantio de sorgo é fundamental para que o cultivo se mantenha produtivo até a colheita. Por mais que o sorgo seja um cultivo mais resistente se comparado a outras culturas, a presença de patógenos é um dos principais motivos de perda da produtividade.

 

Em relação ao plantio de sorgo, todos esses cuidados tomados ao longo do ciclo evolutivo resultam em um bom potencial produtivo no momento da colheita. Mas é preciso também ter cuidados na colheita do sorgo. Neste material, você entende melhor essas particularidades!

  • Controle de daninhas

Além das doenças que podem surgir ao longo do plantio de sorgo, as plantas daninhas também são uma realidade nesse tipo de cultivo. Um dos desafios na plantação de sorgo é a falta de insumos de herbicidas voltados para a cultura.

 

O princípio ativo atrazina, registrado no Mapa, é um dos principais insumos para controle de daninhas no campo, principalmente no estádio de pré-emergência. Esse herbicida é muito eficiente no controle de daninhas no plantio de sorgo. Quando utilizado na pós-emergência, ele também auxilia no controle de daninhas resistentes.

 

A mecanização do plantio de sorgo no Brasil

 

Em muitas culturas, as etapas de desenvolvimento do cultivo são totalmente mecanizadas, enquanto em outras as máquinas agrícolas ainda começam a ser implementadas. No plantio de sorgo, o uso de máquinas também é uma realidade, sendo aplicado do plantio à colheita.

 

O uso de máquinas pode ser implementado em sistemas de plantio convencional, onde é usado para aração e gradagem, e no plantio direto, para a abertura dos sulcos. Contudo, é importante frisar a necessidade de regulagem do equipamento.

 

Manter a regulagem do equipamento, seja uma plantadeira, pulverizador, colheitadeira ou qualquer outro equipamento utilizado no processo produtivo, é uma indicação básica para ter um ótimo rendimento operacional e evitar erros durante a operação.

 

Na Cerrado, concessionária autorizada Case IH, temos um portfólio completo de máquinas agrícolas para dinamizar o processo produtivo, aperfeiçoando os tratos com a cultura e também reduzindo as perdas no cultivo.

 

Os cuidados e a atenção garantem o sucesso no plantio de sorgo

 

Não tem receita de bolo. Assim como no plantio de sorgo, o planejamento, acompanhamento do cultivo, atenção aos detalhes e emprego das práticas certas é o que faz o cultivo alcançar bons resultados, o mesmo vale para outras culturas.

 

Começar o plantio de sorgo cuidando do solo, do manejo de fitopatógenos e outros aspectos relevantes para o cultivo é o que vai fazer com que o cereal tenha um desenvolvimento saudável e uma boa colheita.

 

Para isso, os cuidados precisam começar desde agora, para alcançar bons resultados ao final do processo produtivo.

 

No Instagram, Facebook e YouTube da Cerrado, você tem acesso a mais conteúdos sobre máquinas agrícolas e culturas. Assim, é possível aliar tecnologia, conhecimento e experiência na sua produção e conseguir aumentar a rentabilidade e lucro do seu negócio rural. Venha conhecer!

 

FONTES:

Terra Magna – https://terramagna.com.br/

Embrapa – https://www.embrapa.br/

Syngenta – https://blog.syngentadigital.ag/

 

 

Mais Artigos

Qual a previsão para o mercado do milho em 2024?

 As previsões para o mercado do milho desempenham um papel crucial na tomada de decisões dos produtores agrícolas. É preciso estar atento a notícias, informações e estudos para conseguir aproveitar oportunidades e ultrapassar desafios. Mas

Envie sua Mensagem

Cadastre para receber nossos conteúdos

CONTATO

Rodovia de Acesso a BR 354
KM 0,1
CEP: 38840-000
+55 (34) 3851-6000
contato@cerradocase.com.br

Avenida Bartolomeu de Paiva, 821
Bairro: São Benedito
CEP: 38950-000
+55 (34) 3631-3035
contato@cerradocase.com.br

Rodovia 251, 6300
Bairro: Chácara Recanto dos Araças
CEP: 39404-128
+55 (38) 3215-7173
contato@cerradocase.com.br

Rod. Br 262, Km 481,80
CEP: 35600-000
+55 (37) 3522-7575
contato@cerradocase.com.br