Ocupando uma área de cultivo que ultrapassa 30 mil hectares, o repolho é uma hortaliça muito presente na dieta dos brasileiros. Com variedade de cultivares e a possibilidade de plantio o ano todo, a cultura é atrativa para produtores rurais que querem aumentar a receita da fazenda no curto prazo. Mas quais cuidados adotar no plantio de repolho? Confira aqui!
Rico em fibras e vitaminas, o repolho está presente também na alimentação dos brasileiros, principalmente como base em saladas e até mesmo de forma refogada. Com relação ao seu cultivo, ele também apresenta diversas variedades, como sua espécie lisa, crespa e até variações de cor.
Além disso, o repolho é uma cultura de fácil adaptação, o que o torna atrativo para produtores rurais, mesmo em regiões mais difíceis, possibilitando o seu cultivo o ano todo. Mas, para ter uma cultura produtiva, os cuidados com o plantio de repolho devem estar inseridos na rotina da fazenda, principalmente no inverno, uma vez que não são todas as culturas que conseguem se adaptar às mudanças de temperatura.
Para não ter uma baixa na produtividade nos períodos frios, de forma a não comprometer os resultados da colheita, é preciso atenção desde o início do plantio de repolho.
Quer saber mais sobre os cuidados associados ao plantio de repolho e garantir o bom desenvolvimento do cultivo desde o início? Neste texto, você verá sobre os cuidados para o seu bom estabelecimento, relacionados ao clima, a incidência solar, o preparo do solo e muito mais. Além disso, confira sobre a importância econômica e a produção nacional do repolho.
O plantio de repolho é realmente lucrativo?
Todo negócio rural que deseja crescer e também alcançar uma boa rentabilidade precisa estar atento ao mercado, ao consumo de alimentos, particularidades dos cultivos e à rentabilidade. Ou seja, não basta apenas chegar e plantar, existe planejamento por trás.
Mas será mesmo que o cultivo de repolho é vantajoso? Globalmente, o plantio de repolho arrecadou uma receita de US$ 39,4 bilhões, de acordo com informações divulgadas pelo relatório da Research And Markets, em 2018.
Além disso, o último Censo Agropecuário feito pelo IBGE, em 2017, mostra que o valor da produção ultrapassou os R$ 227 mil reais com uma quantidade produzida de mais de 450 mil toneladas.
Contando com uma área destinada ao plantio de mais de 30 mil hectares, o plantio de repolho no Brasil ultrapassa os 35 mil estabelecimentos rurais, com uma produtividade média de 30 mil toneladas por hectare, mas que pode variar devido à extensão do território.
Para alcançar essa produtividade, além de adotar cuidados com a cultura, o produtor rural precisa ainda enfrentar certos desafios, principalmente relacionados ao controle fitossanitário. No próximo tópico, você verá mais sobre isso.
Quais os desafios do plantio de repolho no Brasil?
Como você viu no tópico anterior, o repolho é uma cultura que se adapta bem a diferentes climas e pode ser plantado o ano todo. Essa sua característica é vantajosa devido à extensão territorial do Brasil, que possui microclimas distintos.
Dessa forma, isso possibilita sua semeadura do norte ao sul do país, mas também traz determinados desafios à sua produção, como:
-
Controle fitossanitário
Um dos grandes desafios do plantio de repolho está relacionado ao surgimento de pragas, fungos e doenças na plantação. Nesse quesito, merecem destaque a traça das crucíferas e a hérnia das crucíferas, pois ambas causam prejuízos significativos à lavoura.
No caso da traça, muitos produtores conseguem uma boa resposta através do Manejo Integrado de Pragas (MIP) com aplicação tanto de controles físicos, quanto químicos.
Já o tratamento e controle da hérnia é mais difícil, sendo o principal gargalo da produção. Isso porque o fungo responsável tem uma grande variabilidade genética, que se mostra resistente à aplicação dos métodos tradicionais.
-
Uso em excesso e manejo incorreto de agroquímicos
Ainda falando sobre o manejo fitossanitário no plantio de repolho, outro desafio que acaba por dificultar o controle de fungos, pragas e doenças, como mencionado no tópico anterior, é o uso excessivo e incorreto dos agroquímicos.
E por que isso atrapalha o manejo na lavoura? Com a utilização incorreta, o fitopatógeno acaba por criar resistência contra o tratamento dos inseticidas, o que leva também a maiores gastos com a aquisição de novos tratamentos.
Além disso, enquanto o manejo não surte efeito, o fitopatógeno continua agindo, prejudicando a lavoura, trazendo também danos às plantas e, consequentemente, perdas financeiras ao produtor.
-
Perda da qualidade do repolho
A qualidade do produto é uma das características mais importantes na hora da comercialização e é um fator que pode pesar a favor ou contra. No campo, a manutenção da qualidade é realizada após a colheita do repolho.
Em muitas fazendas os danos físicos são causados principalmente pela exposição indevida aos fatores ambientais, que deterioram as folhas e também acarretam em perda da qualidade. Por isso, o produtor precisa ficar atento quanto à infraestrutura.
Quais cuidados manter com o plantio de repolho no inverno?
Os tratos culturais com o plantio de repolho precisam ser constantes, independente do clima da região. O que muda são justamente as adaptações de acordo com a época do ano, principalmente na seleção dos híbridos, que precisam ser mais resistentes.
Veja como não errar no plantio de repolho em relação aos cuidados com a cultura na principal fase de desenvolvimento do cultivo:
-
Seleção dos híbridos
Antes mesmo de distribuir as sementes no campo, o produtor precisa saber fazer uma boa seleção dos híbridos, principalmente para garantir que a semente está adequada para a época do ano que será plantada, no caso inverno ou verão.
Além disso, é importante entender se o híbrido passou pelo tratamento de sementes, que serve para controlar e afastar os patógenos, além de assegurar a qualidade sanitária e potencial produtivo do cultivo. Afinal, os cuidados agronômicos também precisam estar associados a uma boa seleção de sementes.
-
Manejo adequado do solo
Seja qual for a cultura trabalhada ou a época de plantio, o manejo do solo é um dos fatores primordiais para o bom estabelecimento da cultura e para garantir um potencial produtivo satisfatório. Nos tratos culturais do plantio de repolho, isso não seria diferente.
O repolho é uma cultura que necessita de um solo com boa oferta de nutrientes e uma boa umidade, mas nada de excessos. Por isso, é importante fazer a calagem do solo, em fazendas que precisam corrigir o pH, que deve ficar, de preferência, entre 6 e 7.
Além de entender como está o solo da sua área e fazer todos os tratos necessários, antes de começar o cultivo ou o transplante do repolho, vale também a aplicação de adubos para que o solo esteja bem saudável e fértil.
-
Administração dos recursos hídricos
O consumo de água na fazenda pode ser um grande gargalo e representar uma parcela significativa dos custos de produção. Por isso, fazer o manejo correto da água no cultivo, por meio da aplicação da irrigação inteligente, traz mudanças significativas para a fazenda.
Primeiro, fornece a capacidade de utilizar o recurso de forma assertiva e evitar desperdícios. Segundo, garante que a necessidade hídrica do cultivo esteja sendo atendida. No plantio de repolho, isso é extremamente importante para manter o solo bem drenado.
É preciso se atentar para a quantidade de água, de forma a não deixar o solo encharcado. Por isso, em muitas fazendas é comum o uso de tecnologia para controle hídrico, bem como a aplicação da irrigação por gotejamento e fertirrigação.
-
Faça a fertilização correta
Todo cultivo precisa de determinados macro e micronutrientes para se desenvolver. No caso do plantio de repolho, o foco da fertilização deve ser em nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio, que são considerados essenciais.
Em algumas fazendas é utilizado a fertirrigação que é uma forma de distribuir os fertilizantes através da sua mistura com a água, utilizando o próprio sistema de irrigação da fazenda. Contudo, o produtor rural também pode aplicar os grânulos diretamente no solo.
-
Espaçamento das sementes
O espaçamento das sementes é tão importante quanto outros fatores para garantir um bom estabelecimento do plantio de repolho. Nesse caso, quando o produtor não respeita o espaçamento entre linhas e entre plantas pode ocorrer a competição por recursos.
Por isso, o recomendado é manter o espaçamento entre linhas de 60 a 80 cm e entre plantas entre 40 e 60 cm. Além disso, a profundidade não deve ultrapassar os 2 cm. No caso da semeadura direta, o produtor pode contar ainda com a mecanização.
Nesse caso, a linha Farmall possui um ótimo desempenho e principalmente versatilidade no campo. Além de serem mais econômicas, o que traz redução dos custos da operação.
Conclusão
Por ser um cultivo que se adapta a diferentes épocas do ano, o repolho pode ser uma cultura estratégica para complementar a renda das fazendas e também servir para a rotação de culturas e maior disponibilidade de alimentos.
Agora que você já viu os maiores desafios do plantio de repolho, o panorama da produção no Brasil e os tratos culturais associados ao bom desenvolvimento do cultivo, que tal conhecer e ficar por dentro dos conteúdos do agro da Cerrado?
No Instagram, Facebook e YouTube você fica por dentro das novidades em máquinas agrícolas que chegam ao mercado e muitos outros conteúdos da marca, além de se cadastrar na nossa newsletter para conferir em primeira mão mais temas como este!
FONTES:
Globo Rural – https://globorural.globo.com/
Revista Campos e Negócios – https://revistacampoenegocios.com.br/
Belagro – https://blog.belagro.com.br/
Wiki Farmer – https://wikifarmer.com/pt-br/